Foto: clipe de 'Baila Comigo, de Selena Gomez

O clipe de ‘Baila Conmigo’, da cantora Selena Gomez em parceria com o rapper porto-riquenho Rauw Alejandro, estreou mundialmente na madrugada da última sexta-feira (29). Com cenas gravadas na Praia Redonda, em Icapuí, Litoral Leste do Ceará, o vídeo traz uma ambientação cheia de elementos típicos do dia a dia cearense. 

Com direito a Leite de Rosas no rack’ e a paisagens paradisíacas, a produção projeta aspectos únicos da beleza e raízes do Nordeste brasieiro. 

 

A Siará News fez uma análise de alguns elementos dessa ‘estética cearense’ presentes no clipe. Além disso, você também confere o depoimento de um fã cearense da cantora. Confere abaixo!

Selena em solo cearense?

Foto: Reprodução / Twitter

Antes de tudo, vale dar uma relembrada do início da euforia dos fãs cearenses com ‘Baila Conmigo’.

Quando os primeiros supostos vídeos dos bastidores começaram a circular, em setembro de 2020, os selenators foram à loucura com a notícia de que a cantora estaria gravando o clipe no Ceará. Na época, um grafite com a imagem de Selena bem à la Ceará, feita em uma parede, agitou ainda mais o fandom.

No entanto, as cenas de Selena foram filmadas em Los Angeles, na Califórnia e inseridas na pós-produção. De qualquer forma, o resultado final é uma verdadeira obra de arte. Dá uma olhada: 

 

Talentos brasileiros

Com direção do brasileiro Fernando Nogari, ‘Baila Conmigo’ mostra Selena aparecendo na tela de aparelhos de televisão como estrela de outro clipe e,com o regaetton contagiante da música, ela embala uma história de sedução e dança que conta com cenas de motocross nas dunas e romance à beira-mar.

Foto: clipe de ‘Baila Comigo, de Selena Gomez

Quem protagoniza essa narrativa caliente é Ariane Aparecida, dançarina e atriz da Brasilândia, em São Paulo e o modelo carioca Kibba (Roberto da Silva Iglesias, de São João de Meriti). 

‘Leite de Rosas’, ‘Budega’ e ‘São Francisco de Canindé’: a representação do Ceará

Para quem é cearense, é difícil não se identificar com os diversos elementos que são marca registrada do estado no clipe. Em uma das cenas mais icônicas, vemos vários objetos dispostos no ‘rack’. 

Entre eles, está o famoso Leite de Rosas, que já chamou atenção no primeiro teaser do vídeo antes do lançamento. No mercado desde 1929, o produto é conhecido por suas variadas funcionalidades, que vão de antisséptico a ação cicatrizante.        

Foto: clipe de ‘Baila Comigo, de Selena Gomez

Além da simbólica embalagem cor de rosa, também chamam atenção o som que pisca e os CDs empilhados. Aspecto bastante presente nos lares brasileiros, os retratos de São Francisco de Canindé na parede representam a religiosidade. 

Para o estudante de publicidade Arthur Santana, fã da cantora, o clipe trouxe um sentimento de identificação muito importante. “Quando eu soube dos primeiros boatos das gravações eu não acreditei. Agora que foi lançado achei incrível, porque ele leva para todo o mundo a cultura e às belezas naturais do nosso estado”, afirma.

Impossível não se sentir representado, o clipe tem algumas cenas que, com certeza, faz parte da maioria do cotidiano dos cearenses, como o famoso leite de rosas ou a famosa “budega” que todo mundo já visitou. Eu amei muito”

A ‘budega’ – ou ‘bodega’ – citada por Arthur, é como são conhecidas as mercearias de bairro e de comunidades do interior. No vídeo, ela é mostrada com características bem singulares do Ceará e do nordeste, como a televisão pendurada, a bombonière e as bebidas alcoólicas dispotas como souvenirs. 

Foto: clipe ‘Baila Conmigo’, Selena Gomez

Ele também sobre a sua parte favorita do vídeo. “A cena que os dois dançarinos estão a noite em um bar simples com sinuca, porque conseguiram passar a beleza sem tirar a simplicidade do local”, conclui. 

Baila Conmigo’ fará parte do novo EP de Selena, chamado Revelación, que tem previsão de estreia para o dia 12 de março.

Confira a galeria com algumas cenas do clipe: