InternacionalPolítica

Donald Trump diz estar pronto para fechar a fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (2) estar pronto para fechar a fronteira com o México. Em entrevista coletiva, o republicano disse que fará isso se as autoridades do país vizinho não interromperem o fluxo de migrantes ou caso um acordo com o Congresso para fechar uma medida para conter a imigração.

Trump chegou a fazer um aceno positivo ao governo do México durante a entrevista. “Eles começaram a fazer muito mais. Nós os vimos apreender um número maior de pessoas”, disse o norte-americano.

Ainda assim, ele reiterou que a fronteira vai ser completamente fechada caso se mantenha a situação migratória, que, nas palavras de Trump, é “emergencial”. No fim de semana, oficiais da fronteira norte-americana disseram que pretendem acelerar o ritmo dos envios dos requerentes de asilo de volta ao México por causa da sobrecarga do sistema fronteiriço.

“Se eles [México] não fizerem isso ou se não conseguirmos um acordo com o Congresso, a fronteira será fechada”, declarou Trump a jornalistas.

Trump também ponderou sobre possíveis impactos na economia. “É certo que teria impacto negativo (…), mas a segurança é mais importante”, acrescentou.

Porta-voz defende medida

Mais cedo, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sander, advertiu que as palavras de Trump não eram ameaças.

“Ele está fazendo seu trabalho como comandante em chefe de uma forma séria para proteger o povo americano”, afirmou Sanders.

Fechar a fronteira “não é nossa primeira opção”, admitiu a porta-voz, acrescentando que “talvez seja a melhor decisão”.

A secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, interrompeu uma viagem à Europa para participar de uma reunião prevista para esta terça-feira sobre a crise na fronteira.

Um funcionário do Departamento de Segurança Nacional que pediu para não ser identificado disse aos jornalistas que ainda não havia nenhuma decisão fechada sobre a fronteira.

Fonte: G1
Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia, moda, e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela execução e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção dos programas Siará Digital e #SEXTOU.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
Abrir Rádio
Fechar