O Dia do designer, é comemorado no Brasil anualmente em 5 de novembro. Esta data é uma homenagem aos profissionais que se empenham em usar técnicas bastante criativas na produção de elementos visuais.

O Designer é o responsável em montar projetos que sejam visualmente atraentes e apelativos, como capas de revistas, campanhas publicitárias e até capas de livros.

Origem

No Brasil, o Dia do Designer Gráfico foi instituído no dia 5 de novembro durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, em 19 de outubro de 1998.

O dia 5 de novembro é a data de nascimento de um dos nomes mais importantes do design brasileiro, o pernambucano Aloísio Magalhães.

Designer brasileiro

Aloísio Magalhães

Nascido em Recife em 1927, dentre as várias obras de Aloísio Magalhães (1927-1982) se destacam a criação da logo da Petrobras, o desenho das notas de Cruzeiro Novo e o primeiro logotipo da Rede Globo.

Magalhães ocupou vários cargos públicos como a direção do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) e também foi secretário do Ministério da Educação e da Cultural.

Ajudou a idealizar e a criar a Escola Superior de Design Industrial (ESDI), instituição ligada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), faculdade que é considerada uma das melhores da área no país.

Aloísio Magalhães faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1982.

Foto: Reprodução