ArteCultura

Dia do Compositor: confira como surgiu a data e os principais compositores brasileiros

Hoje é comemorado o dia do profissional que tem o dom de transformar palavras em melodias, que utiliza de toda sua sensibilidade e criatividade para escrever canções que podem emocionar e animar multidões, além de criarem composições tão famosas, que ficam eternizadas por várias gerações.

A data surgiu no México, e teve origem devido a comemoração da fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945. Porém a data só começou a ser celebrada ao redor do mundo a partir de 1983.

Veja a história de famosos compositores brasileiros:

 Tom Jobim

Resultado de imagem para tom jobim

Maestro, músico, cantor, pianista e compositor. Tom Jobim foi um dos artistas brasileiros que mais teve projeção no exterior. Em suas canções, gostava de enaltecer o seu país e sua cidade natal, Rio de Janeiro. Sua carreira foi marcada por inúmeras parcerias de sucesso, entre elas, destaca-se a com o cantor Frank Sinatra, que regravou o sucesso “Garota de Ipanema”.

Vinícius de Moraes

Resultado de imagem para vinicius de moraes

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, conhecido como Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, com ascendência nobre e de dotes artísticos. Com apenas 16 anos entrou para Faculdade de Direito, onde se formou em 1933, no mesmo ano que seu primeiro livro foi publicado. Anos depois, estudou Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, mas não chegou a se formar devido a Segunda Guerra Mundial. Mas desde então, construiu uma vida ligada à boemia.

Caetano Veloso

Resultado de imagem para caetano veloso

Um dos criadores do Movimento Tropicalista no Brasil, Caetano começou sua carreira em 1960 na Bahia, quando ganhou um violão e passou a cantar com a sua irmã Maria Bethânia, em bares de Salvador. Fez o curso de filosofia na Universidade Federal da Bahia.  Em 1964 participou do show ”Nós, por exemplo”, ao lado de Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé, na inauguração do Teatro Vila Velha.

O compositor, não só é o responsável por escrever músicas, mas sim por transbordar turbilhões de sentimentos com suas melodias.

Foto: Pixabay

 

Tags
Exibir Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar