ComportamentoCulturaEventos

Dia de São José: veja porque o Santo é padroeiro do Ceará

No Ceará, no dia 19 de março é comemorado o dia de seu padroeiro, São José, Santo que na tradição católica é pai de Jesus Cristo, esposo da Virgem Maria e tinha a profissão de carpinteiro. Ele é considerado padroeiro dos trabalhadores, entretanto, a sua história não tem relação alguma com as chuvas.

Entenda a história de São José

O dia 19 de março ficou conhecido como dia de São José, depois do decreto do Papa Gregório XV, em 1621. A escolha do santo para padroeiro do Ceará, se deu porque na época que Aquiraz era a Capital do Estado, ela já tinha o padroeiro como protetor, e assim ficou mantido.

Na história, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, foi na cidade de Aquiraz, nela trazia uma imagem de São José do Ribamar, assim o santo ficou conhecido como padroeiro da cidade, e depois, padroeiro do Estado.

São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica localizado Aquiraz.

Um fato curioso, é que a tradição, conhecida principalmente entre os nordestinos diz que o santo “traz chuva”, porém ele não tem essa relação direta com a natureza. Existem poucos fatos relacionados a ele, pois a Bíblia diz que ele é “um santo silencioso e humilde”.

A crença sobre ele trazer as chuvas se fortalece apenas porque março é um dos meses de inverno no Ceará.

Dia 19 de março era comemorado o dia de São José em toda igreja católica, mas o feriado ficou estabelecido em Fortaleza apenas em dezembro de 2003, pela lei 8.796.

Foto: Reprodução

 

 

 

Tags
Exibir Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar