FortalezaNotícias

Dezembro Vermelho: Prefeitura fortalece o atendimento e amplia a oferta de testes rápidos de HIV nos postos de saúde de Fortaleza

Nesta terça-feira (1°), é comemorado o Dia Mundial de Combate a AIDS, e a Prefeitura de Fortaleza ampliará as ações educativas de prevenção e conscientização, e também a oferta de exames e testes rápidos em todos os postos de saúde da Capital.

Durante todo o mês de dezembro, serão promovidos simpósios pela equipe técnica de IST/AIDS da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e instituições parceiras, com foco nos profissionais dos postos de saúde e usuários da rede de atenção primária. Em alusão ao mês simbólico, alguns dos principais monumentos da Capital serão iluminados de vermelho, dentre eles, estão as árvores de natal das Praças do Ferreira e Portugal, além das estátuas de Iracema e Catedral metropolitana.

Em 2020, já foram realizados mais de 49 mil testes rápidos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde.

Quando o resultado do teste é positivo, o usuário é encaminhado aos Serviços Ambulatoriais Especializados em HIV/Aids (SAE). Fortaleza dispõe de dez Serviços Ambulatoriais Especializados (SAEs), onde são oferecidos atendimento multiprofissional com infectologistas, profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia e farmacêutico. Além disso, nos SAE são desenvolvidos os grupos de adesão que enfocam temas relacionados ao uso da medicação, prevenção positiva, reprodução e outros. Hoje, em Fortaleza, são atendidas mais de sete mil pessoas nos SAEs.

 

Foto: Reprodução/ Internet

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar