ArteCotidianoCultura

Dança urbana: o ritmo que cresce cada vez mais entre homens e mulheres

Dança urbana ou street dance é um estilo que os jovens estão cada vez mais adotando em grupos ou roda de amigos onde também pode ser chamada de dança de rua ou até Hip Hop. 

Este estilo surgiu nos Estados Unidos (EUA) em torno de 1930, da cultura negra americana, com inspiração no sapateado clássico Irlandês, que criaram uma nova técnica percussiva dos sons dos pés somada a estrutura e movimentação corporal das danças africanas, uma vez que estas eram suas heranças culturais. 

Essa modalidade de dança está cada vez maior em Fortaleza e é praticada por homens e mulheres de diferentes idades. 

Erika Nogueira de 19 anos, dançarina do grupo Laboral Crew, embarcou na dança através do jazz e sempre admirou o estilo, até entrar nele.

“A dança é uma expressão de si próprio, assim como a fala, assim como a escrita, só que não tem palavras. É tudo com o corpo, e eu acho que é isso, é mais de energia do que qualquer outra coisa, e eu acho que no ato da dança é isso, a gente mostra, a gente se expressa, pela energia, pelos movimentos e sente toda essa energia, acho isso incrível”, disse Erika.

Segundo a dançarina, é difícil falar, pois é algo bem individual, para ela é uma sensação de liberdade e um momento para expressar tudo que pode no ato.

Erika disse ter percebido em Fortaleza uma grande força na dança, pois, existem muitas pessoas que praticam, algo que ela não esperava, pois assistia muitos vídeos na internet e via a dança como uma realidade distante. Porém, atualmente tem muita gente que luta pela arte e reconhecimento para ocupar seu espaço na cidade, e a mesma entrou na luta e quer levar a causa para sempre.

Motivos para praticar

Um dos benefícios para praticar essa dança é que você cuida da saúde se divertindo, por usar todas as partes do corpo, ela consegue tonificar a musculatura e melhorar a flexibilidade e a circulação sanguínea.

Outro benefício é a queima de muitas calorias e liberação de endorfina no organismo, que tem como resultado a sensação de bem-estar e prazer.

A prática do improviso com base nas técnicas aprendidas de Danças Urbanas nos dá liberdade para criar novos movimentos e diferentes sequências. Consequentemente, faz com que você abra um leque para a criatividade.

Isso também faz com que aumente a concentração e o raciocínio lógico e ainda ajuda a se livrar do estresse. Porque, enquanto se pratica a dança conseguimos esquecer de tudo em nossa volta e o foco fica nos passos e movimentos que o corpo dar. 

A dança é uma forma muito bonita e singela de conversar com corpo, independente do estilo. A prática da atividade traz qualidade de vida, por isso que cada vez mais vem se expandindo.

Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar