ArteCultura

Curso de dança da Vila das Artes para crianças e adolescentes encerra inscrições nesta segunda-feira (20/01)

Gratuito e destinado a crianças e pré-adolescentes, curso apresenta duração de seis anos

Raíssa Nunes Fernandes é uma jovem bailarina que, apesar da pouca idade, já viveu muitas experiências marcantes nos palcos da Cidade. Ao longo dos últimos seis anos, apresentou-se em pelo menos 12 espetáculos diferentes, todos produções da Escola Pública de Dança da Vila das Artes. Raíssa é recém-egressa do Curso de Formação Básica em Dança da instituição, curso que até segunda-feira (20/01), recebe inscrições para a formação de novas turmas e para o preenchimento de vagas remanescentes. São 70 vagas destinadas a crianças e pré-adolescentes com idade entre 8 e 13 anos.

Acesse o Edital

As inscrições deverão ser realizadas presencialmente na Vila das Artes. O representante legal dos candidatos e candidatas deverão entregar pessoalmente a ficha de inscrição (anexo II do edital) com originais e cópia da documentação exigida (item 4.2 do edital).

Segundo Marina Carleial, coordenadora da Escola Pública de Dança, a formação cumpre o objetivo de estimular o conhecimento e o aprofundamento nos estudos em dança, colaborando com a profissionalização na área artístico-cultural. “Trata-se de um curso de seis anos de duração, totalmente gratuito, que promove, junto a crianças e pré-adolescentes, o acesso a um amplo processo formativo que compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos com foco na dança cênica, visando a inserção e qualificação nesse universo”, afirma a Coordenadora.

Raíssa, que credita ao curso grande parte da formação pessoal e como bailarina, concorda com Marina. “Clássico, contemporâneo, hip-hop, dança popular, história da dança, tudo, todas as disciplinas são muito importantes para entender o que a gente está dançando. Posso dizer que foi na Vila que aprendi tudo o que eu sei sobre dança hoje”, comenta.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Vagas

Serão admitidos até 40 alunos, com idades entre 8 e 10 anos, para as duas novas turmas do 1º ano, e até 30 alunos, com idades entre 9 e 13 anos, para as turmas em andamento (2º ao 4º ano). Pretendentes às vagas das turmas em andamento devem apresentar experiência prévia em Dança. Serão selecionados, ainda, até 20 suplentes para ocupar eventuais vagas de candidatos aprovados desistentes do 1º ano.

Seleção

Candidatos e candidatas com inscrições válidas passarão por processo seletivo coordenado por profissionais da área da Dança, em data e horário a ser definida no ato da inscrição. A atividade consiste em uma uma vivência coletiva, na qual candidatos e candidatas serão avaliados em critérios como motivação, criatividade, coordenação motora, aptidão física e nível técnico. Na ocasião, deverão trajar roupas que permitam se movimentarem livremente.

Curso de Formação Básica em Dança

Fundado no ano de 2011, o Curso de Formação Básica em Dança da Escola Pública de Dança da Vila das Artes tem por objetivo fornecer subsídios práticos e teóricos para o desenvolvimento criativo de obras coreográficas. Destinado a crianças e pré-adolescentes com idades entre 8 e 13 anos, o curso tem duração de seis anos e prevê em seu currículo as seguintes disciplinas: Abordagens técnicas contemporâneas, Dança Clássica, Danças Tradicionais e Populares, Ateliê de Repertórios, Elementos da Música, Ateliê de Experimentação e Composição, Elementos da Cena, Ateliê de Análise e Estudo de Obras Coreográficas, Introdução à História da Dança, Danças Urbanas e Introdução à Análise do Movimento.

Serviço

Edital de Formação Básica em Dança 2019
Inscrições: Até 20 de janeiro
Período de seleção: 27 a 31 de janeiro
Resultado preliminar: 7 de fevereiro
Recurso: 10 a 14 de fevereiro
Resultado final: 21 de fevereiro
Matrículas novos alunos e início das aulas: 2 de março

Mais informações: 3105-1402

Foto: Pixabay

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar