CotidianoCuidadosSaúde e Bem-Estar

Cuidado com os olhos: produtos de limpeza podem ocasionar danos graves

Álcool em gel, água sanitária e demais produtos químicos que vêm sendo usados para evitar a contaminação pelo coronavírus podem ser prejudiciais à visão e causar até mesmo queimaduras oculares

Neste momento, em que grande parte da população está usando produtos de higiene como água sanitária e álcool em gel, para prevenir a contaminação pelo coronavírus, é importante tomar alguns cuidados para evitar acidentes. Passar as mãos nos olhos após utilizá-los, pode causar graves irritações nos globos oculares ou até mesmo cegueira, alerta a médica oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, Renata Bastos Vasconcelos.

“Em geral, produtos químicos em contato com a região ocular e especialmente com a mucosa dos olhos causam queimaduras, que geram dor, dificuldade de movimentação e baixa visual indo até a cegueira, com a diminuição da transparência corneana, penetração nas estruturas mais profundas e cicatrizações atróficas”, explica a oftalmologista.

Outro alerta da especialista é voltado para as crianças, já que com a rotina alterada e passando mais tempo dentro de casa, devido ao isolamento social, elas ficam mais suscetíveis aos acidentes domésticos. Por isso, é importante deixar produtos químicos longe do alcance delas. “Ao invés de proteger, como forma de higienização das mãos, o uso do álcool e outros produtos pode causar intoxicações, queimaduras, irritações e, em contato com olhos, pode levar até à cegueira ou a outros prejuízos que podem durar toda a vida”, ressalta a oftalmologista.

Em todo o País, as vendas desses produtos dispararam. Até o dia 8 de março, na comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados mais recentes da Nielsen, empresa de inteligência de mercado, o aumento na venda de álcool em gel 70%, por exemplo, foi de 2.857%. Órgãos competentes de saúde fazem a indicação do produto pela eficácia para combater micro-organismos como bactérias, vírus e fungos.

Esse produto também é um aliado na higienização de objetos e superfícies onde o novo coronavírus pode sobreviver por mais tempo, tais como celulares, teclados, cadeiras, maçanetas e outros que sejam de uso coletivo. “É importante que todas as vezes em que utilizar o produto, evite-se o contato com os olhos. Além disso, é necessário não deixar que crianças manuseiem esses itens sozinhas. Em casos de acidentes com a visão, a primeira coisa a ser feita é lavar bem os olhos em água corrente, evitar esfregá-los e procurar imediatamente um oftalmologista”, conclui a especialista.

Foto: Divulgação

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar