Criadora da vacina anticovid AstraZeneca ganha uma Barbie em sua homenagem | Foto: AFP

A fabricante de jogos Mattel anunciou, nesta quarta-feira (4), o lançamento de uma boneca Barbie em homenagem à cientista britânica Sarah Gilbert, uma das criadoras da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19.

No início, Gilbert – professora de vacinologia da Universidade de Oxford – achou a iniciativa “muito estranha”, mas disse em um comunicado da empresa que espera que “inspire uma próxima geração de jovens a trabalhar no campo da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática”.

“Espero que as crianças que virem minha Barbie percebam como as carreiras científicas são fundamentais para ajudar o mundo que nos cerca”, disse a professora, que foi condecorada em junho pela rainha Elizabeth II pelo seu serviço à saúde pública e à pesquisa médica.

Mais de 1 bilhão de bonecas Barbie foram vendidas no mundo desde que a Mattel as lançou há 60 anos. A marca diversificou seus modelos nos últimos anos.

Além da boneca de Sarah Gilbert, revelou cinco novos modelos em homenagem às mulheres que trabalham no campo da ciência e explicou que quer “inspirar a próxima geração para que sigam o exemplo dessas heroínas”.