CearáCuidadosInternacionalNotíciasSaúde e Bem-Estar

Coronavírus: casos, transmissão, sintomas, prevenção e cuidados

Total de pessoas infectadas é de cerca de 6 mil

O novo coronavírus (variante denominada 2019-nCoV) pertence à grande família viral dos coronavírus, que geralmente causa infecções respiratórias leves a moderadas em seres humanos e animais, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

Os primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus foram registrados na região Wuhan, na China, e novos casos estão sendo identificados em diversas regiões do mundo.

Qual a origem desse virus? 

Ainda não se sabe exatamente a origem do vírus. Ele foi identificado pela primeira vez durante uma investigação laboratorial de casos de pneumonia em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, na China. Desde então, milhares de casos foram confirmados.

Até o momento foram confirmadas 132 e 6.065 casos no mundo. Brasil tem 9 casos suspeitos de coronavírus em 6 estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará.

Coronavírus no Brasil:
9 casos suspeitos
33 notificações
0 caso provável e 0 confirmado
4 descartados – chegaram a ser uma suspeita, mas a investigação descartou o vírus
20 excluídos – não apresentaram os requisitos para serem enquadrados como suspeita

Vacina contra coronavírus deve ser testada em humanos em até três meses

Como é transmitido?

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, como febre, tosse e dificuldade para respirar.

O novo coronavírus pode causar também infecção do trato respiratório inferior, como pneumonia. Ele pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.)

Transmissão

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato;
  • com a boca, nariz ou olhos.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta os seguintes cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus:

– evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
– realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
– utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos
ou garrafas;
– manter os ambientes bem ventilados;
– evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas
da doença;
– evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em
fazendas ou criações)

Existem três casos suspeitos de coronavírus no Brasil, diz ministro da saúde

Caso no Ceará

Paciente com suspeita de coronavírus no Ceará se encontra internado em hospital da Unimed no município de Sobral, na região Norte, segundo o que foi apurado com duas fontes ligadas à saúde no fim da tarde desta quarta-feira, 29. O paciente seria do sexo masculino segundo as informações repassadas. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou o caso por meio de nota. “[O paciente] Foi medicado e está internado, em observação e isolamento respiratório. O quadro clínico dele é estável”, diz.

Segundo Regina Carvalho, secretária da saúde de Sobral, o paciente é um jovem, técnico em energia eólica, que passou três meses morando na China. Ele voltou ao Ceará no último dia 17 de janeiro e conforme a secretária, não sabia da crise do novo coronavírus. O paciente chegou à Unimed Sobral na manhã desta quarta-feira, 29 com sintomas de febre e tosse, onde está internado em isolamento. Ele será transferido ainda na noite desta quarta-feira, 29, para o Hospital Regional Norte (HRN) em Sobral.

O jovem passou pelas províncias de Puayng, Henan, além da capital chinesa de Pequim. A secretária Regina Carvalho informou que após chegar a Sobral, ele teve contato com família e amigos e foi ao cinema e a uma festa. Ele ainda transitou pelo município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. A orientação para os familiares, de acordo com a titular da Saúde de Sobral, é evitar aglomerações.

O paciente foi submetido a uma testagem logo que deu entrada na unidade de saúde e ainda passará por uma segunda na noite desta quarta-feira. Hoje, 30, as amostras serão levadas ao Rio de Janeiro, para os laboratórios da Fiocruz.

A confirmação da suspeita no Ceará foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quinta-feira, em entrevista coletiva. Todos os casos suspeitos viajaram à China, segundo o MS. Há também três casos em São Paulo, dois em Santa Catarina, um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um no Paraná. Ao todo são 9 registros de suspeita de coronavírus no Brasil.

Confira também a LIVE feita pelo jornalista Marcelo Medeiros falando sobre o coronavírus:

Siará News – Coronavírus

Coronavírus causa 133 mortes na China.

Publicado por Marcelo Medeiros em Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Foto: Reprodução/Internet

Tags
Exibir Mais

Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela coordenação de conteúdos, marketing e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção do programa Siará Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar