CearáNotícias

Controle de qualidade de água da Cagece é destaque no Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde destacou o Ceará como referência nacional no controle de qualidade da água distribuída à população, que é feito pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O estado atingiu todas as metas do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), do Ministério da Saúde, e em uma das quatro metas alcançadas ficou em primeiro lugar do ranking nacional, ao lado de Santa Catarina, sendo os únicos a cumprirem 100% a inclusão dos dados de vigilância.

No Ceará, o preenchimento dos dados no sistema Vigiagua é feito pela Cagece, o que aferiu esse resultado. A eficiência no preenchimento dos dados se deu porque os setores de tecnologia da informação e de controle de qualidade da companhia desenvolveram um método para integrar os dados do sistema informatizado do Laboratório Central da Cagece ao sistema Vigiagua da Vigilância Sanitária. Desta forma, os dados são repassados instantaneamente.

O sistema é alimentado mensalmente e os dados são relacionados às formas de abastecimento dos municípios no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), um dos principais instrumentos do Vigiagua. Por meio desse sistema são acompanhados o cumprimento do monitoramento e os resultados dos parâmetros que aferem a potabilidade da água.

Para a superintendente de controle da qualidade da Cagece, Neuma Buarque, esse resultado reflete o cumprimento às exigências de cadastro das informações do monitoramento da qualidade da água que a companhia oferta para seus clientes. “Sempre cumprimos rigorosamente os prazos de alimentação das informações e os planos de amostragem validados pela Vigilância Sanitária. Isso traduz nosso respeito e compromisso com a saúde dos nossos cearenses e meu orgulho de fazer parte desse propósito que é promover a saúde da nossa população”, disse.

Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Ceará

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar