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Quer ter a atenção do seu público a todo momento e acompanhá-lo o dia inteiro? Sem se importar em qual local ele esteja, quando ou qual ocasião? Pois é exatamente isso que acontece quando você tem um Podcast para chamar de seu!

E o melhor de tudo: você pode fazer isso com todo o seu público, sem precisar dividir sua atenção entre eles e sem dispor de todo o tempo do seu dia para isso. Ou seja, você está lá disponível 24 horas por dia, mas não precisa estar ocupado durante todo esse tempo.

Criando o seu Podcast, seus clientes podem te acompanhar quando e onde quiserem, além de gerar mais confiança na sua audiência, te ajudar a se tornar referência no seu nicho e fidelizar mais compradores no que você oferece.

Mas, antes de qualquer coisa, entenda mais sobre essa ferramenta de áudio marketing e 3 vantagens de investir nela. Confira abaixo

Você sabe o que é um Podcast

O Podcast é uma série de episódios gravados em áudio e transmitidos online. Estes episódios podem ser gravados em diversos formatos, em que os mais comuns são entrevistas entre convidado e apresentador e gravações individuais(o apresentador comenta sobre um tema específico).

Independente de qual seja o formato, todos os programas precisam obrigatoriamente de um tema e de alguém para realizar a apresentação (normalmente denominados hosts). Embora seja disponibilizado online, uma de suas características fundamentais é a possibilidade de realizar o download dos episódios para escutá-los offline.

Contudo, é fundamental avaliar as necessidades da sua persona, os objetivos do seu negócio e também se você possui a estrutura necessária para a produção de áudios com qualidade.

Para que serve um Podcast?

Dentre suas diversas funcionalidades, existem 3 mais relevantes: 

  • Compartilhar conteúdo: escolher um tema e cria-se um programa ou um episódio para compartilhar o que se sabe sobre esse assunto;
  • Investir em novas formas de entregar conhecimento: a jornada de compras dos consumidores exige que cada vez mais, seja entregue conteúdo de qualidade, de modo que seja ofertado um bom conhecimento ao cliente. O Podcast é uma nova maneira de fazer isso.
  • Fornecer notícias relacionadas ao mercado: seu formato favorece muito a propagação de notícias relacionadas a qualquer mercado e qualquer tema. Nesse cenário, os consumidores querem sempre estar atentos às notícias relacionadas aos seus interesses.

Como executar seu Podcast?

Seu programa exige etapas de execução, geralmente, são mais operacionais e tratam de detalhes técnicos relevantes para a qualidade do seu Podcast.

– Atente-se para o local de gravação(o ideal é que o ambiente seja fechado e livre de ruídos externos);
– Escolha qual o canal(software de comunicação) em que você poderá acessar para chamar as pessoas para participar do seu programa;
– Se aproprie de uma trilha sonora para o seu Podcast que tenha a ver com sua persona, fique atento aos direitos autorais;
– Defina o Bitrate (taxa de transferência de bits). Recomenda-se 96 kbps em formato .MP3, visto que, no Brasil, muitos usuários utilizam a conexão 3G no consumo de mídias online;
– O áudio é o fator que vai decidir qual a qualidade do seu Podcast. Você pode ter um programa sensacional, mas sem uma boa captação vai ficar difícil atrair ouvintes. E um bom áudio começa por um bom microfone;
– Defina a estrutura do seu Podcast(como vai começar, o que será desenvolvido durante o programa e como vai terminar);
– Estipule as pautas (documentos que contém as informações sobre o assunto que será abordado, sem uma pauta, o host não terá um guia para seguir durante a gravação, o que pode gerar confusão na transmissão das informações);
– Realize uma boa edição.

3 vantagens de investir em Podcast

O número de pessoas que ouve Podcast só aumenta a cada ano que passa. E existem motivos pelos quais essa mídia está alavancando tantos negócios entre os mais diversos públicos e chamando a atenção de novas empresas para esse novo canal de comunicação com sua audiência.

1. Praticidade:
Ter conteúdo disponível quando e onde quiser, a apenas um play de distância facilita e muito a vida das pessoas, principalmente porque a correria do dia a dia. Pense que o seu público está buscando ferramentas que facilite a vida e esse é um dos motivos pelos quais essa mídia está se tornando tão popular.

2. Audiência fiel:  O próprio formato de Podcasting, que notifica automaticamente, permite que isso aconteça. Ainda mais pelo fato de o Podcast  abordar, geralmente, um assunto bem específico, o que faz com que você tenha um elemento muito importante para construir uma comunidade sólida e uma audiência fiel.

3. Preço: Atualmente os Podcasts são mídias distribuídas de forma gratuita na internet. Sua função é realmente agregar valor a marca.  Além disso, a mídia com frequência, o aumento de público e a qualidade de conteúdo, pode atrair publicidade. Não é difícil encontrar podcasts que se tornam fonte de renda para seus produtores, isto porque, a marca cria para si um público fidelizado e curioso pelo o seu conteúdo.

E se você deseja gravar seu Podcast e ainda não sabe um local que garanta a qualidade do seu Áudio Marketing, a Rádio Siará News têm um projeto destinado a gravação de Podcasts dentro do seu próprio estúdio.

Para mais informações entre em contato conosco através do nosso e-mail: radiosiaranews@gmail.com

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