CoronavirusCotidiano

Confira atividades que ajudam no combate a ansiedade e estresse no período de quarentena

As mudanças ocorridas na rotina por conta do novo coronavírus podem afetar diretamente a saúde e o bem-estar mental e físico das pessoas. Para auxiliar no combate ao estresse e ansiedade, o método Supera, especialista em ginástica para o cérebro e neuroeducação, preparou uma lista com atividades que podem ser feitas a partir de recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), confira:

Estabeleça uma rotina 

Estabelecer uma rotina com atividades que devem ser feitas durante o dia e tentar seguí-la é uma ótima opção para ocupar a mente, como explica a psicóloga e uma das diretoras do Método Supera em Fortaleza, Sabrina Montenegro. “Programar atividades para serem desenvolvidas é bastante indicado porque ao mesmo tempo que você está produzindo, saberá que após a conclusão daqueles afazeres, outras tarefas importantes serão executadas, diminuindo a ansiedade na hora de produzir”, conta.

Reserve um tempo para fazer o que gosta

De acordo com Sabrina, reservar um período do seu dia para praticar algo que gosta pode ser bom para evitar o estresse e o acúmulo de tensão. “Durante o dia, sempre estamos cheios de atividades para fazer, por isso é importante que em algum momento, você também possa fazer algo que gosta. Como ouvir uma música, se alongar, ver um vídeo, ligar para algum familiar ou amigo. Tudo isso ajuda a deixar você menos tenso e preocupado”, diz.

Descubra novos hábitos

Descobrir novos hábitos pode ser uma excelente maneira de aliviar os sintomas da ansiedade e tensão no período de contingência. “Se propor a fazer algo novo já é um grande passo. Ali você deixa a zona de conforto de lado e parte para o desconhecido. Por isso, seja uma receita nova na cozinha, uma prática de exercício diferente, um livro novo ou até mesmo tocar um instrumento musical, essas atividades podem ser formas de ocupar seus pensamentos de maneira produtiva”, segundo a diretora do Supera.

Faça exercícios físicos

Outra recomendação feita pelos profissionais da OMS é a prática de exercícios físicos em casa. Com isso, você estará exercitando sua mente e seu corpo ao mesmo tempo. “A prática de atividades físicas promove a liberação de serotonina, hormônio ligado a sensação de bem estar, humor. quando esses hormônios estão em níveis mais elevados, suprime os níveis de ansiedade e estresse, que são ocasionadas pela situação de enclausuramento”, segundo Júlio César, profissional de educação física da Ayo Fitness Club, referência no segmento fitness de Fortaleza.

Mantenha sua atenção no presente.

O pensamento acelerado sobre o que pode acontecer no futuro, aliado à percepção de falta de controle sobre a sua própria vida, tendem a aumentar de forma significativa a ansiedade e estresse. “Por isso, é importante mantermos nossa atenção no momento presente, o que pode ser feito por meio da nossa respiração. Assim, sempre que seu pensamento começar a “viajar”, feche os olhos e conecte-se com sua respiração. Inspire de forma lenta e profunda pelo nariz e expire controlando a saída de ar.  Se for necessário, conte o número de respirações para trazer uma mudança de foco. Respire! Tudo vai passar”, indica.

Plataforma Supera com acesso liberado

Para quem deseja saber como funcionam as atividades e o método de exercícios cerebrais da plataforma Supera, o site segue com um cupom, com o nome “superaevoce” que permite o acesso de forma gratuita, durante trinta dias, a todas os recursos do método. Mais informações podem ser obtidas pelo site.
Foto: Divulgação
Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corona Vírus

Atualização em Tempo Real do Corona Vírus no Brasil.

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar