Foto: Autoral

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada dos estudantes no ensino universitário. A prova, que por si já tem uma carga emocional elevada, terá como um agravante maior o fato de ser realizada em meio à pandemia do Covid-19. 

Sobre os desafios enfrentados pelos estudantes na pandemia, a professora Roberta Freitas, mestre em História Social (UFC) e professora de História da Rede Pública de Ensino, conta:

“Sem dúvida, o maior desafio durante a pandemia para o ensino foi a desigualdade social. O ensino a distância aconteceu de forma inesperada, é claro, mas ela evidenciou a situação de vulnerabilidade de muitos jovens sem acesso a internet.” 

Já a professora Kella Xavier, pré-universitário Sesc/ Fortaleza na área de História e Filosofia apontou também como desafio a dificuldade de adaptação ao ensino remoto:

“A pandemia trouxe grandes desafios, primeiro a questão da acessibilidade à internet e equipamentos compatíveis com as aulas remotas. Em segundo lugar, o estranhamento dos alunos com o sistema de ensino remoto (online), onde não há um contato mais próximo e tivemos de nos adequar a utilização das plataformas”.

SOBRE OS CONTEÚDOS

  • Sugestão de conteúdo dada pela Professora Roberta Freitas para o Enem 2020:
  1. Racismo e movimentos dos direitos civis;
  2. Os 30 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA);
  3. Acesso à informação e fakes news;
  4. A importância da ciência e das vacinas;
  5. A representatividade políticas das mulheres nas eleições.
  • Sugestão de conteúdo dada pela Professora Roberta Freitas para o Enem 2020:

    1. Período Colonial
    2. Segundo Império
    3. 1° República
    4. Era Vargas
    5. Ditadura Militar
    6. História Geral

A professora Roberta, da UFC, ainda ressalta alguns pontos importantes sobre como se preparar para realizar o Exame: “A preparação anterior à prova é revisar o que estudou desde o primeiro ano até o terceiro, separando os temas mais importantes, e claro, sempre reserve um tempo para o lazer, é necessário!”. 

A mestre também orienta os alunos sobre como resolver as questões da disciplina:

Minhas dicas para a prova de História são as seguintes: faça uma leitura atenciosa das questões, marcando as palavras-chave e prestando atenção às informações nas notas de rodapé, isso ajuda bastante na compreensão da questão. Entenda conceitos importantes para a área de humanas como: democracia, revolução, imperialismo, descolonização, fascismo. Confie nos seus conhecimentos e fiquem tranquilos! “

Dicas, posicionamentos e sugestões por:

  • Roberta Kelly Bezerra de Freitas, mestre em História Social (UFC) e professora de História da Rede Pública de Ensino;
  • Kella Xavier, formada em História pela UECE e Mestra em História Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Nosso agradecimento às Professoras por contribuírem com o nosso projeto Prepara Enem 2020.