Foto: Reprodução

A capital do Ceará poderia aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas cadastradas no site Saúde Digital, caso houvesse regularidade na entrega dos imunizantes, em até duas semanas.

Com isso, a fila da vacina seria zerada, e os habitantes da cidade esperariam apenas a aplicação da segunda dose para o esquema de imunização ser finalizado. A afirmação foi dada pela secretária da Saúde do Município, Ana Estela Leite, por meio de transmissão ao vivo em suas redes sociais, nesta segunda-feira (12).

Ana Estela ressaltou que a capital tem capacidade para agendar a vacinação de 241 mil pessoas por semana. No total estão cadastrados 473.679 moradores de Fortaleza para receberem o imunizante nos próximos dias.

A secretária apontou, “Caso haja doses suficientes, regularidade [na entrega delas], teria aí duas semanas para concluir a primeira dose em toda a população cadastrada”.

Porém, a mesma também disse que não é possível fazer essa estimativa de forma clara, uma vez que o repasse dos imunizantes ocorre de acordo com a entrega dos fabricantes ao Ministério da Saúde, que distribui para todo o Brasil.

E acrescentou, “O município não faz previsão e nem lança cronograma exatamente devido a não haver uma regularidade nesse recebimento e poder estar gerando expectativa na população que não seja cumprida”.