DicasGeralSaúde e Bem-Estar

Com atendimento de referência no Ceará, Clínica de Saúde da Unifametro recebe pacientes com feridas crônicas para tratamento de estomaterapia

Programa possui sessões gratuitas semanalmente e é realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pacientes que sofrem de doenças crônicas que resultam em úlceras, fístulas e feridas graves – as estomias – em especial as úlceras nos pés das pessoas com diabetes mellitus, já podem ter acesso gratuito a um tratamento inovador na Clínica de Saúde Integrada da Unifametro, localizada no Centro da cidade. O atendimento faz parte de um projeto de extensão e pesquisa realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) desde outubro de 2018, quando foi implantado na clínica um laboratório especializado de Enfermagem em Estomaterapia.

As atividades, realizadas três vezes por semana por alunos que integram o projeto e professores que coordenam a ação, têm como base o uso de uma biomembrana do latéx calotropis procera, substância que possui efeito anti-inflamatório e que já ajudou muitos cearenses, em um total de mais de 1.000 consultas, a terem maior qualidade de vida e menores riscos de avanço nas doenças que causaram as infecções, evitando danos maiores como a amputação, no caso de pacientes com complicações da diabetes.

Segundo a coordenadora da Clínica Integrada de Saúde da Unifametro, Débora Laurentino, o projeto também atua no estímulo ao autocuidado do paciente crônico, para evitar que as lesões apareçam ou aumentem.

“Além de explicar quais são os principais motivos do aparecimento ou avanço dessas lesões, buscamos promover o bem estar desses pacientes de forma mais ampla, através de atividades multidisciplinares realizadas com nosso corpo discente, como massagens relaxantes, em parceria com o curso de Estética, acompanhamento farmacêutico ou atendimento psicológico adequado”, explica.

Pacientes com úlceras ou feridas oncológicas ou causadas por doenças como a tuberculose também podem garantir atendimento no ambulatório de estomaterapia, que funciona nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 17h. Mais informações sobre atendimento e pré-requisitos podem ser obtidas através do telefone (85) 3206-6433 ou na Clínica Integrada de Saúde da Unifametro (R. Liberato Barroso, 1503 – Centro).

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista, 21, trabalha na produção de conteúdos para o portal Siará News. "Escrever não é uma escolha, é um sintoma, não é meu trabalho é minha vida"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar