Lançamento do programa CNH Popular CE - Foto: Reprodução

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta quarta-feira (13), as regras para participação no Programa Carteira Nacional de Habilitação Popular, conhecido como CNH Popular.

Serão ao todo 25 mil habilitações ofertadas nos municípios cearenses em 2021 e 2022. São 20 mil carteiras para o interior e outras 5 mil para Fortaleza.

As regras foram apresentadas em live nesta quarta-feira (13), e o termo de autorização do programa foi assinado no mesmo evento. Em agosto deste ano, o governador havia informado, pela primeira vez, que o programa iria retornar com o dobro de carteiras distribuídas.

O link para inscrição está disponível no site do Detran.

Critérios de participação dos municípios:

  • Número de habitantes;
  • O município tem que possuir sua própria autarquia de trânsito ou ter processo/pedido aberto de municipalização do trânsito local;
  • Número de habitantes x número de veículos registrados;

Quem pode participar do programa?

  • Pessoas com deficiência;
  • Beneficiários do Programa Bolsa Família;
  • Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário;

Como realizar o cadastrar?

Acessar o site do Detran (www.detran.ce.gov.br), depois clicar em “habilitação” e em “CNH popular”. Escolher a forma de acesso (primeira habilitação); informar seu CPF, confirmar. Após essas etapas, aparece um formulário que pedirá dados como contato e profissão.

Depois, é preciso anexar os documentos (comprovante de residência, identidade, NIS, CPF)

Após confirmado o cadastro pelo interessado, uma comissão vai analisar o pedido, e a pessoa pode acompanhar o status de seu pedido pelo próprio site.

CUIDADO COM GOLPES

O governador ressaltou que a população deve ter cuidado para não cair em golpes com links falsos.