Clube Tanato discute riqueza da arte tumular e seu valor para o patrimônio histórico-cultural | Foto: Pixabay

A arte tumular acompanha a humanidade desde os inícios dos tempos. Uma lápide ou um túmulo para muitos pode remeter à morte ou consternação. Seu significado, analisando de forma assertiva, pode ser outro: expressar ou exteriorizar sentimentos.

Para falar sobre a riqueza da arte tumular, bem como seu valor para o patrimônio histórico-cultural das sociedades, o Clube Tanato realiza no dia 28 de agosto, às 10h, o Death Coffee sobre a arte tumular. Nesta edição, participa a historiadora da imagem, da arte e da cultura Vanessa Bortulucce. A mediação será feita por Erasmo Miessa Ruiz, embaixador do Clube Tanato.

“A arte simbólica tumular faz parte dos rituais fúnebres desde a antiguidade. Os adornos colocados nos túmulos fazem parte da cultura humana desde os primórdios, pela necessidade que o homem tem de manter viva a imagem do seu semelhante morto e, no caso das pessoas mais abastadas, a necessidade de monumentalizar-se perante a comunidade, ou seja, eternizar a sua posição de destaque perante a sociedade do qual fazia parte”, destaca o embaixador do Clube Tanato.

Segundo o especialista, os símbolos podem trazer outros significados. “Na arte tumular existem inúmeros símbolos que, através de seus significados, podemos identificar as diferenças sociais, culturais e econômicas. Por meio deles conseguimos expressar diversos sentimentos com relação à morte e aquele que ali se encontra sepultado”, complementa.

Sobre Vanessa Bortulucce

Vanessa Bortulucce é historiadora da imagem, da arte e da cultura. É mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas.

Possui pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e atualmente é docente no Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Clube Tanato
O Clube Tanato é um projeto de iniciativa do Memorial Funeral Home e tem o intuito de falar abertamente sobre a vida, a morte e o morrer de uma forma leve e livre de tabus, ajudando as pessoas a ressignificarem o olhar sobre a consciência da finitude.

SERVIÇO
Death Coffee Clube Tanato
Arte Tumular – Arquitetura de uma Saudade
Data: 28 de agosto
Horário: às 10 horas