ArteCultura

Cineclube Vila das Artes apresenta mostra “Mulheres de Escrita e Subversão” em março

A Vila das Artes apresenta, por meio da Escola Pública de Audiovisual, mostra especial com o tema “Mulheres de Escrita e Subversão”. Ao longo do mês de março, filmes que dialogam sobre o papel da escrita literária feita por mulheres compõe a programação do Cineclube Vila das Artes. As exibições são todas gratuitas, abertas ao público e ocorrem sempre às segundas-feiras, às 18h, no próprio equipamento cultural.

A mostra, com curadoria de Lílian Martins e Anderson de Sousa Silva, exibirá quatro cinebiografias, os filmes “George e Frederic”, “Julia”, “Um Anjo em Minha Mesa” e “Os Amantes do Café Flore”, que contemplam, respectivamente, as autoras Amandine Dupin, Lillian Hellman, Janet Frame e Simone de Beauvoir. Ao fim de cada sessão, convidados especiais conduzem debate sobre a autora retratada, com indicações sobre bibliografia básica da artista e sua produção literária.

“O público expectador não será apenas conduzido à leitura audiovisual da vida destas artistas, mas também terá a oportunidade de saber mais da investigação de cada cineasta, dentro de sua própria geração”, explica a curadora Lílian Martins.

“É possível, assim, perceber como foram interpretados e reorganizados estéticas e códigos na representação cronológica das vivências femininas na arte literária, marcada pelo machismo e os preconceitos que sublevaram cada uma das escritoras selecionadas”, complementa o curador Anderson de Sousa.

Nos mesmos dias de sessão da mostra haverá feira de livros da editora independente Aliás, especializada na publicação de mulheres cis ou trans.

A mostra “Mulheres de Escrita e Subversão” é uma das propostas vitoriosas na convocatória Telas Abertas, projeto que seleciona propostas de curadoria para compor mês a mês a programação do Cineclube Vila das Artes.

Programação

09/03: George e Frederic (Direção: James Lapine / 1991 / França / Drama / 107min / 16 anos), debate com o professor e pesquisador e Ricelly Jáder Bezerra

16/03: Julia (Direção: Fred Zinnemann / 1977 / Inglaterra / Drama / 118min / 16 anos), debate com a escritora Vanessa Passos

23/03: Um Anjo em Minha Mesa (Direção: Jane Campion / 1990 / Nova Zelândia / Drama / 158min / 16 anos), debate com a psicóloga e escritora Lisiane Forte

30/03: Os Amantes do Café Flore (Direção: Ilan Duran Cohen / França / Drama / 104min / 16 anos)

Serviço

Mostra “Mulheres de Escrita e Subversão”
Data: Segundas-feiras (09, 16 e 23 e 30/02)
Hora: 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)
Gratuito

Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar