CoronavirusInternacionalNotícias

Cerca de 3,5 milhões de pessoas voltam à quarentena na Colômbia

Cerca de 3,5 milhões de pessoas retornaram ao confinamento rigoroso na Colômbia nesta segunda-feira, em meio ao crescimento “alarmante” de novas infecções por coronavírus que, segundo as autoridades, podem atingir sua máxima disseminação nas próximas semanas.

Somente na capital colombiana, o confinamento atinge 2,5 dos seus 8 milhões de habitantes. Atualmente, Bogotá concentra um terço dos mais de 150.000 casos de COVID-19 detectados desde 6 de março no país. Com uma população de 50 milhões de habitantes, em toda a Colômbia, pouco mais de 5.300 pessoas morreram desde então, 1.123 na capital.

“Temos um crescimento diário dessa doença hoje. Relatamos mais de 2.000 casos positivos por mais de três dias”, disse a prefeita de Bogotá, Claudia López, em vários meios de comunicação. “A velocidade com que a pandemia em Bogotá está crescendo é alarmante”, enfatizou.

Como resultado, a partir desta segunda-feira e até 23 de agosto, a cidade terá quarentenas de 14 dias por localidades (grupos de bairros), com o objetivo de remover 2,5 milhões de pessoas por turno.

O sistema de terapia intensiva habilitado em Bogotá para atender os casos mais graves da doença atingiu 90% de ocupação, razão pela qual foi declarado em alerta máximo.

Medellín, a segunda cidade do país, também começou a aplicar restrições semelhantes que, em princípio, impedirão a movimentação diária de um milhão de seus 2,4 milhões de habitantes até 28 de julho, segundo a prefeitura.

A Colômbia decidiu retornar gradualmente ao modelo mais rígido de prevenção de infecções, em um momento em que a América Latina e o Caribe enfrentam um pico crítico da emergência sanitária, que também desencadeou um grave declínio econômico.

Nesta segunda-feira, a região estava atrás da Europa como a área mais afetada pelo número de mortos pela pandemia.

A Colômbia é o quinto país latino-americano com o maior número de infecções e mortes depois de Brasil, México, Peru e Chile.

Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar