Centro Cultural Belchior | Foto: Divulgação

O dia 26 de outubro marca os 75 anos do nascimento de um dos artistas mais amados da música popular brasileira, o poeta, músico e compositor Belchior. Para homenagear o nosso eterno rapaz latino-americano e patrono, o Centro Cultural Belchior realiza, entre os dias 26 e 30 de outubro, a semana “Belchior, inteiramente livre e triunfante” com uma agenda de atividades ancoradas no olhar e nas reflexões do passado e presente da obra do artista. Na programação híbrida (on-line e presencial), o público poderá participar de shows, cursos, workshops, lives e podcasts e rodas de conversa. 

Sobre Belchior 

Antônio Carlos Belchior, ou só Belchior, nasceu dia 26 de outubro de 1946, em Sobral, no norte do Ceará. Na adolescência, deixou a cidade para se isolar em um mosteiro de capuchinhos, onde teve a oportunidade de aprender latim, ler clássicos da literatura mundial e viver momentos de solitude.  Antes de ser ordenado sacerdote, abandonou a batina e mudou-se para Fortaleza onde cursou 4 anos da faculdade de Medicina. Prestes a concluir, largou a faculdade e partiu para o Rio de Janeiro na  tentativa de emplacar suas canções em festivais de música. 

Seu sucesso inicial aconteceu quando a cantora Elis Regina interpretou duas de suas músicas em seu espetáculo ‘Falso Brilhante’: “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais”. Em 2017, o artista faleceu, mas deixou como legado um amplo acervo musical  que atravessa gerações conquistando novos corações. As canções de Belchior narram temáticas da atualidade e nos fazem refletir sobre o amor,  a política e o cotidiano da vida adulta. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

27/10 – Podcast do Bel Ep.14 “Comentários a Respeito de Belchior” com Mona Gadelha e Rodger Rogério

Horário: às 15h

Local: YouTube do Centro Cultural Belchior 

Gratuito

28/10 –  Workshop Para Cantar Belchior – Aquecimento vocal e interpretação com Aparecida Silvino

Horário: às 15h

Local: YouTube do Centro Cultural Belchior

Gratuito

29/10 – Roda de Conversa –  “Belchior 75: meu coração não pode sangrar eternamente” com Nelson Augusto, Jotabê Neto e Chris Fuscaldo 

Horário: às 17h

Local: YouTube do Centro Cultural Belchior

Gratuito

30/10 – Show – Tributo a Belchior – Uma homenagem ao eterno rapaz latino- americano com Marcos Lessa

Horário: às 19h

Local: Largo do Mincharia –  R. dos Pacajús, 6-97 / Praia de Iracema

Gratuito 

Segurança

Para minimizar os riscos de transmissão da Covid-19, o evento terá lotação máxima de até 300 pessoas e todos os protocolos de convivência, higiene e distanciamento serão respeitados durante a atração presencial. Os participantes deverão apresentar o cartão de vacinação constando o registro das duas doses da vacina contra a Covid-19 e o RG, para acesso aos espaços.

Sobre os ingressos

As pulseiras de acesso ao Tributo Belchior – Uma homenagem ao eterno rapaz latino-americano com Marcos Lessa serão distribuídas com 1 hora de antecedência, por ordem de chegada.  

Mais informações: Instagram @centroculturalbelchior