Blitz_Sonho de Ícaro (3)

As apresentações presenciais do Ceará Natal de Luz, realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza, estão de volta neste ano de 2021, após a interrupção provocada pela pandemia da covid-19 no ano passado. O palco dos espetáculos será o Cineteatro São Luiz, localizado na Praça do Ferreira, coração da Capital cearense. O público deverá apresentar o passaporte da vacinação. Os ingressos são gratuitos.

O grupo teatral Blitz se apresentará no sábado, dia 11 de dezembro, às 14h30 e 16h30, com a peça Sonho de Ícaro. No enredo, Ícaro tem um sonho: aprender a voar. Inconformado com as limitações de não ter asa, questiona: e por que as renas voam? Isso tira a paciência da mãe dele, uma senhora cheia de compromissos, com uma vida sem espaço para abstrações. Até que o menino conhece a Master Rena e tudo muda. A montagem conta, ainda, com a participação da BBK tocando ao vivo as músicas que embalam a história.

Já no dia 18 de dezembro, também às 14h30 e 16h30, é a vez dos bailarinos da Escola de Dança Edisca subirem ao palco do Cineteatro São Luiz com o espetáculo Estrelário que busca trazer uma reflexão sobre o que existe entre o céu e a terra que está em nós, o humano e o divino que somos ou que poderíamos ser. O Estrelário faz parte do repertório de espetáculos de dança da Edisca que possibilitou divulgação do trabalho social da escola e que promoveu o reconhecimento do enorme potencial de criação, produção e protagonismo de crianças e adolescentes. Ao todo foram 16 produções desde 1992.

No domingo, dia 19 de dezembroàs 10h30 e 16h, será a vez da música clássica invadir o palco do teatro com a Orquestra de Sopros de Pindoretama. Mantida pela Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a Orquestra é composta por crianças e jovens e atua como uma escola de música, formando músicos no município de Pindoretama. A Orquestra, que esse ano completará 20 anos, apresenta no repertório transcrições de clássicos da música erudita, música original para orquestra de sopros, estilos brasileiros (samba, maxixe, chorinho, frevo, bossa-nova e baião) e também gêneros internacionais como jazz e mambo. Tendo realizado mais de 600 concertos em todo o Ceará, a Orquestra apresentou-se também na Alemanha e Noruega, onde representou o Brasil em diversos festivais.

Parceiros

O Ceará Natal de Luz 2021 é uma apresentação do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura. Uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e da CDL de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Café Santa Clara, Newland, Unimed Fortaleza, Normatel, Zenir, Enel, Assembleia Legislativa do Ceará, Banco do Nordeste, Indaiá, Esmaltec e Nacional Gás. Tem apoio do Sistema Verdes Mares, do Sesi/Fiec, da Casa Pio, da Fábrica Fortaleza, da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Sindiônibus, da Mob Telecom, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Faculdade CDL, Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil.