Foto/Reprodução: Internet

Nesta segunda-feira, 1° de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza retomam os trabalhos, com uma composição diferente após o recesso parlamentar, em formato presencial e online. As medidas foram tomadas devido à pandemia do novo coronavírus.

No Legislativo Estadual, os integrantes da nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2021-2022 tomam posse, em uma sessão híbrida, e contará com a participação remota do governador Camilo Santana (PT). Lá, os resultados das eleições de 2020 impactaram na reorganização da Casa, e cinco suplentes viraram titulares e um sexto está em exercício. 

No Parlamento da Capital, a sessão será totalmente virtual, com os vereadores participando de seus gabinetes ou de suas residências. Na ocasião, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) lerá a tradicional mensagem do Executivo virtualmente, onde deve falar sobre ações de sua administração e de propostas, para um Legislativo formado majoritariamente por aliados, mas com uma oposição maior que a de seu antecessor.

Todas as sessões de abertura são solenes, e votações de matérias no plenário não estão previstas. A expectativa para o início deste ano, é que projetos de enfrentamento à pandemia e de recuperação econômica dominem a pauta estadual e municipal, bem como os debates entre parlamentares.

Na Assembleia, o deputado Evandro Leitão (PDT) tomará posse como presidente do Poder Legislativo Estadual, e Fernando Santana (PT) deverá ser reconduzido ao cargo de 1º vice-presidente.

Também assumirão cargos na Mesa Diretora: o deputado Danniel Oliveira (MDB), como 2º vice-presidente; Antônio Granja (PDT), como 1º secretário; Audic Mota (PSB), 2º secretário; Érika Amorim (PSD), 3ª secretária; e Apóstolo Luiz Henrique (PP), como 4º secretário. O deputado Júlio César Filho segue como líder do Governo Santana.

Com informações Diário do Nordeste.