CoronavirusEconomiaNacionalNotíciasPolítica

Câmara deve votar PEC do “orçamento paralelo” nesta semana, diz Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (30) ao G1 que a Casa deve votar ainda nesta semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria um “orçamento paralelo”, chamado de “orçamento de guerra”, focado exclusivamente na destinação de recursos para as medidas de combate ao coronavírus.

O objetivo é separar esses recursos do orçamento fiscal do ano e não gerar impacto de aumento de despesa em um momento de desaceleração da economia.

A PEC tem sido discutida há algumas semanas pelos líderes partidários já teve várias minutas. Segundo Maia, a versão final será fechada na manhã desta terça-feira (31).

Entre outros pontos, o texto permite que, durante o estado de calamidade, que vai até 31 de dezembro deste ano, o governo gaste os recursos sem as amarras aplicadas ao Orçamento da União.

Pela Constituição, o governo não pode contrair dívidas para pagar despesas correntes, como salários. Esse mecanismo é conhecido como “regra de ouro”.

A contratação de pessoal, obras, compras e ações, com o objetivo de enfrentar a pandemia no país, ficaria sob a responsabilidade de um Comitê de Gestão da Crise, a ser instituído.

Foto: Reprodução

Veja também:

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar