CearáNotíciasPolítica

Bolsonaro pede para Camilo negociar com PMs: “Resolva esse problema, que é do seu estado”

O presidente ainda afirmou que a vigência das determinações da lei de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que permitem atuação do exército e força nacional no estado, não é eterna

Durante sua transmissão ao vivo (Live) semanal, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), comentou sobre a situação da paralisação da Polícia Militar do Ceará. Ele afirmou que essa questão precisa ser resolvida pelo governador do Estado, pois a vigência da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) emitida por ele não seria eterna.

O pronunciamento do presidente ocorreu um dia após o governador Camilo Santana (PT), solicitar a prorrogação da atuação das forças nacionais no Ceará. A atuação dos militares se encerra nesta sexta-feira, 28. Na live Bolsonaro reforçou que a questão da paralisação dos PMs no Ceará é uma questão estadual que precisa ser resolvida pelos poderes do Estado.

“O governador do Ceará, o senhor Camilo, que entrou em contato conosco, pediu GLO, foi atendido por oito dias. Que resolva esse problema, que é do seu estado. Tá certo?. Isso é melhor para todo mundo. Negocie com sua Polícia Militar e chegue a um bom termo nesta questão. Estamos torcendo para isso, que a GLO minha não é ad aeternum (termo em latim que significa “para sempre”), no passado era, com outro presidente, comigo não é”, afirmou o presidente. A fala de Bolsonaro sobre o assunto ocorre entre os 5m10s e 9m35s da live desta quinta-feira, 27.

A declaração do presidente ocorreu um dia após o deputado estadual Júlio César, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), ter afirmado que esperava a confirmação da prorrogação da GLO para o Estado até esta sexta-feira, 28. Apesar da fala de Jair Bolsonaro, a questão da prorrogação da GLO ainda carece de um posicionamento oficial.

Bolsonaro ainda ressaltou sua procura por apoio para aprovação do projeto de lei que busca conceder Exclusão de Ilicitude para militares e agentes de segurança pública, de modo que eles recebam condições especiais no julgamento de qualquer ação, legal ou ilegal, cometida durante o exercício de seus trabalhos. “Nós precisamos de uma retaguarda jurídica para essa questão da GLO”

Logo depois, o presidente disse que é preciso que o Excludente de Ilicitude seja aprovado para que ele tenha “tranquilidade para assinar GLO”. Ao continuar seu pedido por apoio, Bolsonaro declarou: “Nós queremos atender os governadores, mas, agora, os governadores tem que ter ciência, né, que precisam nos apoiar para que o parlamento vote o excludente de ilicitude”.

Além disso, o presidente reconheceu os esforços de Camilo diante das negociações com os policiais amotinados, mas cobrou mais esforços do governador. “A gente espera que o governador se empenhe o máximo possível para buscar uma solução para esse caso, de modo que os policiais possam voltar a cumprir seu trabalho normalmente”, disse Bolsonaro.

LIVE COMPLETA: 

 

Fonte: OPOVO
Foto: Reprodução/LIVE 

Tags
Exibir Mais

Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela coordenação de conteúdos, marketing e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção do programa Siará Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar