Meio AmbienteNacionalNotícias

Bolsonaro diz que incêndios na Amazônia são ‘mentira’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desmentiu que existam incêndios que devastam a floresta amazônica.

As declarações foram dadas na última terça-feira (11) apesar de dados do próprio governo que mostram o aumento das queimadas na região.

“Por ser floresta úmida, como grande parte dos senhores, não pega fogo, então essa história de que a Amazônia arde em fogo, é uma mentira e nós devemos combater isso com números verdadeiros, e é isso que estamos fazendo aqui no Brasil”, disse o presidente.

De acordo com observações via satélite do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, entre janeiro e julho, a área desmatada na maior floresta tropical do planeta foi de 4731 quilômetros quadrados, um pouco acima dos 4701 quilômetros quadrados no mesmo período do ano anterior.

“Julho desse ano, levando-se em conta Julho do ano passado nós notamos uma diminuição de 28% desmatamento ou queimadas na região, mas mesmo assim somos criticados, a final de contas o Brasil é uma potência no agronegócio, ameaças existem sobre nós o tempo todo e lamentavelmente alguns poucos brasileiros trabalham contra nós nessa questão”, afirmou Bolsonaro.

Ativistas acusam o presidente de incentivar o desmatamento com pedidos para abrir a floresta à agricultura e mineração.

Sob pressão internacional, Bolsonaro enviou o exército para combater as queimadas e declarou uma moratória para a prática, mas ativistas afirmam que isto não foi o suficiente para resolver o problema.

Foto: AFP

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar