Foto de Rosana Lopez

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BitCE segue até quarta-feira (08) com a mostra de espetáculos presenciais e gratuitos em Fortaleza. Depois, a programação do evento continua, de 09 a 11 de dezembro, pela região do Cariri, nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. As apresentações têm classificação livre e o acesso do público é mediante apresentação do passaporte de vacinação. As informações sobre o evento podem ser acessadas no Instagram: @bienaldeteatrodoceara.

De dezembro de 2019 até agora, o BitCE já reuniu em suas atividades pensadores, criadores e técnicos de diversos países, como Brasil, Argentina, Chile, Espanha, França, Portugal, Peru e Itália e de vários estados do Brasil, como Ceará, Pará, Acre, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Foram mais de 50 apresentações realizadas. Nesta etapa, os espetáculos presenciais são em Sobral, Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte.

Com o tema “Teatro e Mito”, a BitCE dá continuidade à segunda etapa de 2021 com o mesmo propósito do trabalho teatral a partir das personagens e figuras míticas, com a dramaturgia fortalecendo o repertório mítico. Para Rejane Reinaldo, coordenadora do evento, “as montagens apresentam vieses que atravessam a história da humanidade”.

REGISTRO E MEMÓRIA DA BIENAL

Em um formato híbrido, a BitCE se desafiou e conseguiu executar o formato de teatro on-line, deixando parte das experiências registradas na internet. O público pode acessar os conteúdos e espetáculos das etapas de 2019 e de 2020, no canal do evento no YouTube. Além dessa disponibilidade, como registro, memória e pensamento da BitCE, será produzido o segundo livro catálogo abordando os mitos, a dramaturgia e seus desdobramentos na história, tal qual a bienal de 2018. O lançamento dos dois livros está previsto para este ano.

PROGRAMAÇÃO BITCE EM FORTALEZA

Dia 6, Segunda-feira

14h30 – Espetáculo Enderas Masugui – El Viaje De Luisa, da Cia A Alma em um fio – Marionetes e Miniaturas (Argentina), no Cineteatro São Luiz.

16h00 – Recital de Cordel, com Samya Abreu, no Pátio do Teatro São José.

16h00 – Mural Bordar Mulheres de quase 2 metros, bordado com rostos de mulheres cearenses de destaque ao longo da nossa história, feito por Wilma Farias está no Teatro São José.

16h30 – Vivência de Bordado Coletivo e Roda de Conversa e Bordado na Prática, com Wilma Farias (Uiu), no Teatro São José.

Dia 7, Terça-feira

14h30 – Espetáculo El Horrible, Isadora Plateroti, da Compañía de Teatro de Títeres Saltimbanquis (Argentina), no Cineteatro São Luiz.

16h00 – Espetáculo Lastá, do Grupo Bricoleiros, no Teatro Cuca Mondubim.

16h00 – Mural Bordar Mulheres de quase 2 metros, bordado com rostos de mulheres cearenses de destaque ao longo da nossa história, feito por Wilma Farias está no Teatro São José.

16h30 – Espetáculo As Frenéticas e As Mulheres Amazonas. Teatro, mito, ciência na luta contra o câncer de mama, no Pátio do Teatro São José.

Dia 8, Quarta-feira

18h30 – Espetáculo Ana Triste, Utopia e Movimentos, de Veronica Velez (Argentina), no Teatro Cuca Mondubim.

19h00 – Espetáculo A Cor Que Nos Atravessa, do Grupo de Dança Antique Soul, no Teatro Cuca Mondubim.

QUEM É QUEM

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal Pátria Amada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Atacadão, da Cagece, da Cegás e Ibyte. O evento tem apoio da Parlare, Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle  (França) , Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice / Non (Itália), Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), Espaço, Corpo, Metáfora – Laboratório cênico itinerante (Venezuela/Chile), Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Acre – UFAC, Prefeitura do Crato/ Secretaria de Cultura, Prefeitura de Juazeiro do Norte/ Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Jaguaribe/ Secretaria de Educação e Cultura / Superintendência de Cultura, Prefeitura Municipal de Sobral / Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer / Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, Prefeitura Municipal de Fortaleza/ Secretaria da Cultura / Teatro São José, Secretaria da Cultura do estado do Ceará / Theatro José de Alencar / Teatro Carlos Câmara, SESC, CCBNB, Ong Beatos e Espaço Cultural Marcus Jussier.

SERVIÇO
Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BitCE – 
De 06 a 08 de dezembro em Fortaleza (Cineteatro São Luiz, Teatro São José e Cuca Mondubim). De 09 a 11 de dezembro, em Crato e Juazeiro do Norte). Acesso presencial e gratuito, com classificação livre. Indicação de portar passaporte de vacinação. Programação: @bienaldeteatrodoceara. Canal do BitCE no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCg4FMoNSBgrPeH6xK9u0R6w