
Nesta terça-feira, 12 de janeiro, a cidade de Belém, município do estado do Pará, comemora seus 405 anos. Essa data refere-se a data de fundação da cidade, que aconteceu em 1616 e se deve aos portugueses.
Para defender a entrada da Amazônia dos invasores vindos, entre outros, da Inglaterra e da França, a coroa portuguesa ordenou a construção de um forte. Inicialmente chamado de Forte do Presépio, atualmente Forte do Castelo, junto à Baía do Guajará, o bairro da Cidade Velha à beira-rio preserva a arquitetura colonial portuguesa, das igrejas e casas com azulejos coloridos a essa fortificação do século XVII, essa foi a primeira edificação de Belém do Pará e hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Um fato interessante é que a capital comemora seu aniversário, em 2021, com a aprovação do projeto “Bora Belém”, que vai aumentar em até R$ 450 a renda de mães, sobretudo, as solteiras, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. O projeto foi aprovado na última sexta-feira, 8 de janeiro, e segue para sanção do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL). O ato de lançamento do programa, que será feito em parceria com o governo do estado, será nesta terça,12, às 16h, no Memorial dos Povos, em Belém.
4 curiosidades da capital paraense
- Belém é formada por 39 ilhas que ocupam 65% de todo o território. A cidade é banhada pelo Rio Guamá e pela Baía do Guarajá;
Foto/Reprodução: Internet
2. Muitas construções em Belém são inspiradas na arquitetura francesa, dando o apelido para a capital de “a Paris brasileira”;

3. O Mercado Ver-o-Peso é considerado a maior feira livre de toda a América Latina. Frutas típicas da região, peixes amazônicos e até “poções mágicas” ou os chamados Banhos de Belém, feitos com ervas locais e que prometem desde acabar com o mau olhado até encontrar o amor;

4. Em Belém, o estado do Pará é a terra do açaí. Por ser um dos polos produtores, é lá que se consome a versão mais pura da fruta, o “açaí original”. Mas, diferentemente de quase todas as partes do Brasil, o açaí, nas terras paraenses, é servido, geralmente, sem tanto açúcar e com comidas salgadas, como peixe frito e farinha;

Como se comemora o aniversário da capital?
É uma tradição festejar o aniversário da capital paraense com um bolo gigante. O bolo é feito, de praxe, há mais de dez anos por uma panificadora que a cada ano surpreende a população com um novo sabor. Desde crianças a idosos, todos fazem fila logo cedo para conseguir comer uma fatia do doce.
Em 2020, o bolo media 20 metros, uma confecção que contou com cerca de 1560 ovos. Mas surpreendentemente em 2016, ano em que Belém comemorou os seus 400 anos, o bolo tinha nada menos que 100 metros e foi necessário cerca de 3800 ovos para ser feito, além de uma mão de obra numerosa.
Ao tradicional bolo se juntam as celebrações religiosas e a entrega de medalhas a pessoas e instituições que tenham contribuído de alguma forma com a cidade brasileira.
Neste ano de 2021, evidentemente, a comemoração será diferente, devido as pessoas não estarem podendo se aglomerar de nenhuma forma, em decorrência do Covid-19, principalmente porque entre o público da comemoração, estão idosos, pessoas do grupo de risco, e a população em geral.
O portal Siará News deseja os parabéns pelos 405 anos da cidade de Belém!