Novas Tecnologias

Barbie Engenheira Robótica Incentiva Meninas a Aprender Programação

A boneca que já foi astronauta, cientista e até presidente, dessa vez se lança no mercado de STEM.

Com quase seis décadas, a boneca mais popular do mundo já teve mais de 200 profissões e agora se aventura no universo digital da programação.  A Barbie Engenheira Robótica foi lançada no Estados Unidos, através de uma parceria entre a Mattel e a Tynker, uma plataforma de jogos infantis.

A boneca que já foi astronauta, cientista e até presidente, dessa vez se lança no mercado de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Segundo pesquisas do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, realizada em 2017, apenas 24% dos cargos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática são ocupados por mulheres.

Dado isso, a Mattel explica que a proposta  da Barbie Engenheira Robótica é incentivar meninas a partir dos sete anos a aprenderem programação e a se familiarizarem com a computação de uma maneira lúdica e atrativa.

A Barbie Engenheira Robótica vem acompanhada de seis exercícios gratuitos, que são voltados para o aprendizado de lógica, resolução de problemas e programação por montagem de blocos. Cada exercício é uma introdução a linguagem de códigos, acompanhados de um quebra-cabeças, um projeto de codificação faça você mesmo e um questionário.

A mattel ainda realizou uma parceria com a organização Black Girls Code e lançou a nova boneca em quatros tons de pele. A marca distribuirá a nova versão da barbie para meninas que participarem dos workshops que serão promovidos pela organização.

As vendas foram iniciadas no site americano da mattel por US$ 13,99 (R$53). A nova barbie vem usando calça jeans, camiseta, óculos de proteção e jaqueta jeans. Ainda vem acompanhada de um computador portátil e um mini robô.

Barbie You can be anything (Você pode ser qualquer coisa)

Desde 2015 a mattel vem procurando estratégias para ser vista como uma marca alinhada com a diversidade cultural. Conhecida como uma empresa que produzia bonecas em padrões estereotipados de corpo e estilo de vida feminino, a mattel vem mudando seu posicionamento de mercado orientada pelo conceito You can be anything (Você pode ser qualquer coisa).

O conceito lançado na campanha publicitária, em comemoração de seus 56 anos, através de um comercial no estilo pegadinha. Meninas aparecem como professora, médica, executiva e técnica de futebol mostrando as possibilidades do que elas podem ser profissionalmente.

Com isso, a mattel tem lançado linhas de produto voltadas para o empoderamento feminino. Além disso, existe uma plataforma online que ensina programação a partir de seis profissões.

Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Wilma Farias

Produtora e apresentadora do programa Prosa Cultural. Mestra em artes, artista-bordadeira e produtora cultural.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
Abrir Rádio
Fechar