Associação O Pequeno Nazareno inaugura Centro Esportivo em Maranguape - Foto: Divulgação

A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) atua há quase 30 anos com uma grande missão: proporcionar uma infância digna para crianças, dar oportunidades para os jovens e apoio para as famílias de crianças e adolescentes em situação de rua. Com esse objetivo de impactar e transformar vidas, a instituição inaugurará na próxima terça-feira (23), a partir das 8h, o seu primeiro Centro Esportivo no município de Maranguape, região onde a ONG possui um de seus maiores abrigos de apoio a crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social no estado do Ceará.

O Centro Esportivo O Pequeno Nazareno é um complexo de 88.000 m² destinado à população em situação de vulnerabilidade social que deseja praticar esportes. O local dispõe de campo de futebol com dimensões padrão FIFA, piscina, sala de musculação, vestiários e auditório com capacidade para 200 pessoas. As aulas serão ministradas pelo treinador e ex-jogador profissional de categorias de base de futebol, Thompson Leal.

O projeto faz parte de uma rede internacional de inclusão pelo esporte, a qual a OPN integra, voltada para crianças e adolescentes em situação de rua, composta por 24 países de todos os continentes, a fim de ofertar atividades esportivas como ferramentas de inclusão e desenvolvimento humano. Na ocasião da inauguração, a Associação O Pequeno Nazareno também anunciará a seletiva para a formação da equipe masculina de futebol de jovens, entre 16 e 18 anos, que irá participar da Street Child World Cup Doha 2022, no Catar.

Inicialmente, o complexo esportivo atenderá cerca de 120 jovens, mas a curto prazo deverá disponibilizar mais 300 vagas. O foco principal do O Pequeno Nazareno é engajar jovens entre 14 e 16 anos, moradores da região, nas atividades esportivas oferecidas no local. Além da assistência de Educadores físicos, o local também contará com atendimento de educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais.

Para Manoel Torquato, coordenador do projeto, o espaço é uma grande oportunidade de transformação na vida para jovens, que já enfrentam grandes desafios na sociedade. “O Centro Esportivo O Pequeno Nazareno trata-se de uma oportunidade de grande relevância social e esportiva para esses jovens, proporcionando novas opções de vida, condições de superação das dificuldades, melhoria da saúde e bem-estar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, afirma.

Para os jovens residentes em Maranguape que desejam realizar sua inscrição, o atendimento será de segunda a sexta-feira, em horário comercial. As documentações necessárias são nome completo, idade, comprovante de endereço e telefone para contato. Após o preenchimento da ficha, a equipe do Centro Esportivo O Pequeno Nazareno fará uma visita domiciliar.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones (85) 3212.5727 e (85) 98879.1890.

Sobre a Instituição O Pequeno Nazareno

O Pequeno Nazareno foi fundada em 1993, em Fortaleza, pelo alemão Bernd Josef Rosemeyer, mais conhecido como Bernardo. Em 1995 foi adquirido o sítio em Maranguape, onde funciona um acolhimento para crianças e adolescentes em situação de rua. Em 2003, Bernardo voltou a Recife para abrir a primeira filial da organização, com um local de apoio na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, e um acolhimento em Vila Velha, Itamaracá. Em 2013, abriu mais uma filial em Manaus/AM.

Em 2005 a organização lançou a campanha nacional “Criança Não é de Rua”, para reivindicar uma política nacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois desse momento, a campanha passou a contar com a participação de 600 entidades parceiras, distribuídas em todos os estados brasileiros. Em 2010, a ação se tornou uma rede nacional permanente de organizações que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, coordenada por representantes de 10 organizações das cinco regiões do país.

Atualmente, O Pequeno Nazareno possui uma plataforma multidisciplinar de atendimento nas áreas de Educação (Educação Social de Rua, Educação Profissionalizante), Assistência Social (Acolhimento Institucional e Apoio Psicossocial às Famílias) e Direitos Humanos (Sensibilização e mobilização social), responsável por atender mais de 1.000 crianças, adolescentes em situação de rua e suas famílias, por ano, articulando mais de 1.300 defensores em sua rede de relacionamentos, com mais de 200 mil pessoas sensibilizadas por suas ações, das quais 25 mil estão mobilizadas permanentemente pelo projeto.

Serviço:

Inauguração Centro Esportivo O Pequeno Nazareno

Local: Sítio O Pequeno Nazareno – Antiga Estrada do Sítio Cajubar – CE 350, S/N

Abertura: 23/11

Horário: 8h

Informações sobre inscrição: (85) 3212.5727 | 98879.1890