ArteCultura

Artista plástico cearense Juca Máximo expõe divisória artística inédita

Segundo Juca, a jMaxOne é a primeira divisória projetada para ser um objeto de arte, design e escultura que se tem conhecimento no mundo

O artista plástico cearense Juca Máximo é um dos expositores da Casacor 2019 e leva para a mostra a série Conexões, composta pelas primeiras esculturas de sua carreira. O destaque fica por conta da divisória inédita de 1,80 m por 1,80 m, feita em Corian (matéria considerada nobre na arquitetura), deformada, pintada em acrílica e esculpida à mão, exposta na praça principal da Casacor. “Depois de três anos de pesquisa detalhada, acredito que essa seja a primeira escultura projetada para ser um objeto de arte, design e escultura no mundo”, revela Juca.

Paredes vivas: Divisória inédita

A divisória jMaxOne teve origem no desejo por uma arte com mais liberdade, não apenas no conceito ou na imagem representada, mas na própria execução e no objeto final. “Me incomodava bastante que minhas obras, mesmo com ‘asas’, estivessem presas ao concreto. Procurei algo que fosse independente, solto das paredes, então pensei: ‘Por que não criar as próprias paredes?’, dar a elas mais vida, mais sentido, significado, emoção e expressão. Por que não desenhar e projetar a parede no lugar de colocar minhas obras nela ou simplesmente pintar sobre ela?”, detalha o artista plástico. Com isso em mente, Juca uniu sua especialidade — a pintura — com o design e a escultura.

A série dá corpo às ligações entre muitas antíteses que fazem parte do existir, como o que somos e o que queremos ser; o sonho e a realidade; o “eu” e o “outro”; o ver e o crer. Nas palavras de Juca, a série convida o espectador a criar uma ponte que o ligue com todas as suas versões, com as emoções que fazem parte do que é ser humano.

Foto: Divulgação

Tags
Exibir Mais

Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia, moda, e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela execução e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção do programa Siará Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar