CulturaEventos

Arte e cultura andina são destaque na 8ª Feira Internacional de Artesanato e Decoração

Evento acontece em shopping de Fortaleza até o dia 10 de fevereiro

A arte é uma das mais legítimas e características expressões sociais da humanidade. Através dos trabalhos de dedicados artesãos, é possível embarcar em uma viagem pelo o que define um povo e sua cultura. Opção para quem quer viajar por meio de obras carregadas de significados e de beleza singular, a Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) segue aberta ao público cearense até o dia 10 de fevereiro, no Piso L1 do RioMar Fortaleza.

O evento está na sua oitava edição na Capital e reúne peças e expositores de diversos continentes.

Entre os diversos itens, os artesãos destacam os que possuem forte significado local. Como a equatoriana Mari Castanheda, que trouxe para a Feira os instrumentos musicais do Equador, utilizados culturalmente para pedir chuva no período das colheitas. “Em nossa cultura, os instrumentos musicais feitos de bambu e desenhos incas são utilizados para pedir chuva e celebrar casamentos e batismos dos povos. Trazer para outro país um pouco dos nossos costumes é muito especial”, enfatiza.

Também destacando aspectos culturais dos povos originários da América do Sul, o peruano Sixto Orlando expõe em seu estande a peças com pelos de alpacas, animais conhecidos pela semelhança com as ilhamas, que são reaproveitados após a tosa feita para auxiliar a superar o árido verão andino. “As alpacas são animais do frio e, por esta razão, costumam sofrer muito com a alta temperatura no verão. Uma vez por ano, são realizados a “tosquia”, procedimento que consiste na higienização dos pelos, seguidos da tosa. Esses pelos que podem chegar até 1,5kg de fibra, são vendidos posteriormente e aproveitados em itens artesanais como estes”, explica.

 

Sul-americanos

Os estados brasileiros também apresentam itens de produção original, como as essências de Minas Gerais, que auxiliam no combate a diversas doenças e são benéficos a saúde. No estande mineiro, são encontrados óleos de hortelã pimenta, usados no combate à enxaqueca, rinite e sinusite. Essências de rícino, que diminui a queda e fortifica os cabelos; Óleo de Copaíba, poderoso anti-inflamatório; Óleo de Lavanda Francesa, que atua no sistema nervoso, auxiliando no combate ao estresse, ansiedade e muito mais.

 

Serviço:
Feira Internacional de Artesanato e Decoração
Local:
RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500)
Horário: 10h às 22h
Entrada gratuita

Foto: Divulgação

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar