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Alunos da rede pública estadual participarão de ‘avaliação diagnóstica’ para identificar se precisam recuperar aprendizagem

No primeiro semestre letivo de 2021, os estudantes matriculados na rede pública estadual do Ceará passarão por uma “avaliação diagnóstica”. O processo vai detectar se os alunos devem passar também pela Recuperação de Aprendizagem, sugestão já aplicada pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) antes da pandemia, e que será adequada para a realidade do ensino híbrido.

Rogers Mendes, secretário-executivo de Ensino Médio e da Educação Profissional do estado, informa que a finalidade é trabalhar de forma paralela os conteúdos que não foram possíveis de serem desenvolvidos integralmente em 2020, ou que não tiveram condição de gerar o aprendizado ideal. 

“Nós terminamos 2020 sabendo que o ensino remoto não ia dar conta de todas as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Então há um consenso no mundo, como um todo, de que a gente precisa, no ano seguinte, sempre que possível, reforçar aquelas aprendizagens básicas que são essenciais para o prosseguimento dos estudos”, relata.

Na última segunda-feira, 11 de janeiro, a Recuperação de Aprendizagem foi mencionada em Portaria publicada no Diário Oficial do Estado. Em nota, ela define normas para a lotação provisória de professores nos estabelecimentos de ensino público estaduais.

O secretário-executivo afirma que a pasta está se organizando para recuperar não necessariamente de todas as matérias da série anterior, mas dos conteúdos considerados essenciais para que a aprendizagem do ano em curso possa ser efetiva.

Como será feito?

Para deliberar quais serão essas matérias, é preciso que seja feita uma avaliação prévia. “Nós estamos preparando o que chamamos de ‘avaliação diagnóstica’ de aprendizagens. Isso já é uma prática na rede estadual do Ceará. Quando o aluno entra, a escola já aplica algumas avaliações para identificar as aprendizagens que não foram plenamente desenvolvidas durante toda a história do aluno. A partir dessa avaliação diagnóstica, a gente direciona atividades específicas para os estudantes”, relata o secretário.

Divisão dos alunos

Mendes ainda acrescenta que os alunos da rede estadual continuarão matriculados em suas respectivas séries, e somente  após a avaliação, serão identificados grupos de acordo com a habilidade ou conteúdo, que precisa ser recuperada. Essa divisão em grupos, no entanto, não considera a série dos estudantes.

“A gente sempre trabalha também com atividades complementares na perspectiva de que, por exemplo, se a habilidade em questão for de leitura, os estudantes não precisam ser da mesma série. Eles podem ser agrupados para desenvolverem essas atividades específicas”, conta.

Para essa recuperação, a divisão de carga horária ficará a cargo da administração de cada instituição. “Não há um padrão estabelecido pela Secretaria, fica a cargo de cada escola verificar as condições de aprendizagem e acesso ao ensino remoto, para que possa oferecer a melhor estrutura possível”, reforça o secretário-executivo.

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Mayara Simão

Produtora de Moda, Empreendedora e estagiária de Criação de Conteúdo da WebRádio Siará News.

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