A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos enviou nesta segunda-feira (14) solicitações a Amazon, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e outros gigantes da internet exigindo grandes quantidades de informações sobre coleta de dados, práticas publicitárias e engajamento dos usuários.

“O estudo da comissão vai levantar o capô das empresas de redes sociais e streaming de vídeo para estudar cuidadosamente seus motores”, disse a FTC em comunicado. As ordens endossadas por quatro das cinco comissões da FTC foram submetidas sob a autoridade de uma lei federal que permite que a agência conduza estudos para que os legisladores tenham em mãos ao redigir leis relevantes.

A entidade pediu às empresas que forneçam dados sobre “como coletam, usam e apresentam informações pessoais; suas práticas de publicidade e engajamento de usuários, e como suas práticas afetam crianças e adolescentes”. Elas têm 45 dias para responder às demandas. Estão na lista também ByteDance (dona do TikTok), Discord, Reddit, Snap e YouTube.

“A FTC quer entender como os modelos de negócios influenciam o que os americanos veem e ouvem, com quem falam e quais informações compartilham”, explicou a agência.

Foto: AFP