Abordando pertencimento e descobertas, Teatro Acontece estreia espetáculos “Utopia” e “Ávido” - Foto: Divulgação

O Teatro Acontece estreia dois novos espetáculos no próximo dia 11 de setembro. As apresentações, que são as primeiras presenciais após o início da pandemia, fazem parte das últimas turmas do Curso de Iniciação Teatral Acontece – CITA, promovido pela escola há 19 anos. O projeto foi desenvolvido através do I Edital Escolas da Cultura, lançado em 2016 pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult – CE.

“Me sinto como se estivesse fechando um ciclo de transformação de vidas para iniciar um outro ainda mais intenso. Realizado pelo que se encerra e esperançoso pelo que virá”, conta Almeida Jr, coordenador do Teatro. “Utopia” e “Ávido” estreiam no sábado, às 18h e 19h45, respectivamente, na sede do Teatro Acontece. O ingresso tem valor simbólico de uma muda de planta ou um sachê de gato, que serão aplicados em ações sociais promovidas pelo grupo.

Apesar de apresentarem histórias distintas, os espetáculos têm em comum sentimentos que se tornaram destaque no momento pelo qual todos estamos passando, coincidindo em um misto de descoberta, desejo e busca pelo pertencimento. “Em Utopia nós vemos que a vida é feita de jornadas e nela tudo que acontece é para nos deixar mais fortes. Nessas jornadas cada ser humano encontra dentro de si uma força desconhecida que está sempre à disposição, basta acessá-la”, explica Almeida Jr, que também é diretor da peça. “Ávido fala sobre mover-se pelo desejo (de criação), representando as figuras sociais de homem e mulher como as energias ancestrais que habitam o caos, errando, aprendendo, errando mais e acumulando cultura e deixando para nós”, pontua Felício da Silva, professor e diretor da apresentação.

Os espetáculos serão realizados seguindo todos os protocolos de biossegurança, com ocupação reduzida, distanciamento, lista de confirmação e uso obrigatório de máscaras.

Utopia

Pessoas em percurso chegam a esmo em uma cidade desconhecida. A busca impulsiva é por um possível recomeçar. Mãos se desgrudam, bocas entram em contradição em detrimento do restante do corpo, olhos ébrios caminham suplicando um lugar familiar para se sentirem pertencentes. Nessa jornada que acontece nessa cidade misteriosa, as únicas companheiras são as malas pesadas e mudas que carregam mais do que segredos, resquícios de algo que ficou.

Ávido

Atores e atrizes em cena revisitam os papéis sociais de homem e mulher. Nesta histórica e teológica aliança de gênero decidem continuar a tarefa de Deus. Decidem, como herdeiros da criação, dar continuidade ao versículo “No princípio Deus criou o céu e a terra.” Cenas, interpretação, música, cenografia, cenário, são a tradução ávida da vontade de criar, mesmo que seja em âmbito simbólico. Da criação de um mundo precário e efêmero, inicia-se a jornada mítica e errante do homem e da mulher.

Sobre o Teatro Acontece

Fundado há 19 anos pelo então contador Almeida Jr, com o nome inicial de Cia Teatral Acontece, o espaço surgiu a partir da inquietação de um menino tímido, que mal conseguia finalizar uma cena nos primeiros cursos de teatro que fez. O amor pela arte falou mais alto e Almeida Jr. não só aprendeu como sentiu a necessidade de passar adiante o conhecimento. Agora, em nova fase, o Teatro Acontece – Escola Terapêutica de Teatro se torna um dos grupos pioneiros no Ceará, a trabalhar com teatroterapia, em busca de proporcionar qualidade de vida, saúde mental e diversão.

SERVIÇO
Utopia – 41ª turma do CITA
Data: 11, 12, 18 e 19 de setembro
Horário: 18h
Local: Teatro Acontece – Escola Livre de Teatro – Rua João Tomé, 640 – Monte Carlo
Ingresso Social: uma muda de planta ou um sachê para gato

Ávido – 42ª turma do CITA
Data: 11, 12, 18 e 19 de setembro
Horário: 19h45
Local: Teatro Acontece – Escola Livre de Teatro – Rua João Tomé, 640 – Monte Carlo
Ingresso Social: uma muda de planta ou um sachê para gato