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7 erros de empreendedores iniciantes que você precisa evitar



Assim como em qualquer empresa que esteja dando os primeiros passos, em uma startup também é necessário ter atenção redobrada aos detalhes para que tudo funcione com a máximo eficiência, principalmente, nos meses iniciais, quando as condições são pouco favoráveis. Nesse período, é essencial conhecer os erros mais comuns, de empreendedores iniciantes, que devem ser evitados.

Ter alguns tropeços ajuda a mostrar a melhor direção a ser seguida dentro de um mercado, mas, muitas vezes, eles podem prejudicar ou retardar os seus planos. Sendo assim, quanto mais erros você puder evitar no início da sua jornada empreendedora, mais rápido conseguirá alcançar os seus objetivos.

Empreender requer muita dedicação, determinação e conhecimento sobre o segmento. Ao observar e conhecer a história de outros empreendedores, a experiência deles servirá como aprendizado, o que reflete positivamente na gestão do seu negócio. Afinal, você saberá o que poderá replicar ou não para ser bem-sucedido.

Quer aumentar as chances de êxito da sua startup? Confira, abaixo, a lista que preparamos com os erros que você não pode cometer!

1. Não conhecer seu público-alvo

Uma startup é um empreendimento que ainda está engatinhando, contendo um modelo de negócio que realiza os primeiros testes para compreender qual é o seu posicionamento de mercado. Nessa etapa, é imprescindível conhecer muito o seu público-alvo e entender o que eles esperam da sua empresa.

Mesmo quem tem anos de vivência no mercado e muita experiência com o produto ou serviço oferecido deve tomar cuidado para não se basear em ‘’achismos’’, todo o seu planejamento tem que ser feito a partir de informações reais. E isso só é possível por meio de uma boa pesquisa de mercado.

A partir dessa ferramenta, você terá certeza de quem é o seu cliente, descobrindo também quais são as suas preferências, do que não gostam, o que a sua empresa pode oferecer, a maneira correta de se comunicar e como fidelizá-los.

O estudo desses dados lhe permite crescer rapidamente e de forma mais segura. Ignorar as características do seu público faz com que o negócio seja construído em cima de suposições, aumentando as chances de falhas e fracassos.

2. Não desenvolver um plano de negócios

O plano de negócios é uma espécie de guia para o empreendedor. Por isso, ele é indispensável para o sucesso de toda e qualquer empresa. É com o uso desse material que você poderá determinar ações e metas a serem cumpridas a longo, médio e curto prazo.

Esse documento deve ser composto por informações como principais ideias, custos para colocá-las em prática, metas e prazos, possíveis riscos, o alvo a ser atingido e o potencial de lucro da startup.

Dessa forma, você saberá exatamente onde deseja chegar e estará mais bem organizado para trilhar esse caminho, tendo controle sobre as suas ações, o que lhe dá mais segurança para enfrentar os obstáculos que surgirem.

3. Não saber nada sobre gestão

Você atuou a sua vida inteira em um determinado segmento e agora decidiu abrir um startup nessa área? Isso é ótimo, pois significa que você tem o conhecimento técnico para oferecer o serviço, mas não é tudo, uma vez que para comandar uma empresa é necessário ter competências sobre gestão, para que ela flua bem em todos os setores, como finanças, marketing e recursos humanos.

Por isso, é preciso investir na sua capacitação, buscando adquirir conhecimentos sobre administração, além de recorrer a profissionais especializados nos assuntos que você não domina. Isso acrescenta profissionalismo à imagem do seu negócio, aumentando a sua credibilidade perante clientes, fornecedores e concorrentes.

4. Não desenvolver um MVP

O Produto Minimamente Viável (MVP) deve ser uma das primeiras etapas a serem executadas pelo empreendedor, pois consiste em analisar e coletar dados sobre os seus clientes para posteriormente criar simulações práticas de negócio, que ajudam a empresa a aprender, em pouco tempo, o que falta para definir preços, funcionalidades e lançar um produto inovador.

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Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia, moda, e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela execução e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção dos programas Siará Digital e #SEXTOU.

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