CulturaTeatro

Espetáculo Lázaro, um recorte dramatúrgico sobre o HIV, é tema do Prosa Cultural

O espetáculo surgiu em 2017 e busca desmistificar alguns estereótipos relacionados ao vírus.

No Prosa Cultural desta terça (12), o ator Rhamon Matarazzo foi o convidado para conversar sobre o espetáculo Lázaro. Com direção e encenação de Rhamon, a peça traz um recorte dramatúrgico sobre o HIV e busca desmistificar alguns estereótipos relacionados ao vírus.

O espetáculo surgiu em 2017 como conclusão do curso de licenciatura em teatro no Instituto Federal do Ceará. Lázaro é uma um monólogo tragicômico com referências ao teatro do absurdo, do autor teatral Samuel Beckett e narra trajetórias de homens e mulheres que sobreviveram a epidemia do vírus HIV nas décadas de 1980/90.

Rhamon Matarazzo contou sobre sua trajetória  no teatro como pesquisador em performance arte e educador. Ainda, da força da arte como meio de mudança e quebra de paradigmas.

O homenageado do dia foi o ator e dramaturgo Silvero Pereira. O artista dirigiu mais de 30 espetáculos, entre eles: O Mistério da Cascata, O Destino a Deus Pertence e Quem Tem Medo de Travesti. No cinema, atuou no longa Serra Pelada e nos curtas As Bodas do Diabo, Transophia e GLOSSário. É pesquisador na área da travestilidade como performatividade do ator e desenvolve suas produções envolvendo a causa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT).

Confira o programa:

Foto: Divulgação

Tags
Exibir Mais

Wilma Farias

Produtora e apresentadora do programa Prosa Cultural. Mestra em artes, artista-bordadeira e produtora cultural.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
Abrir Rádio
Fechar