Educação

5 temas mais caem na disciplina de Artes para você se dar bem nesse Enem

Chegando próximo as provas do Enem, neste domingo (17), serão abordadas as áreas de Linguagens e códigos, Ciências Humanas e suas tecnologias e Redação. Arte Educacional, como parte da base curricular, está presente em algumas questões da prova. Com isso, deixamos os principais conteúdos que podem cair no Enem este ano. 

1º lugar: Arte Contemporânea

Como possível presença em 60% na prova, a Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX. Sua origem costuma ser relacionada à década de 60 e ao movimento pop art.

A expressão artística se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras.

Fonte: Toda Matéria

2º lugar: Arte nos séculos XV e XVI (10%)

Com chances de aparecer em 10% na prova, o Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Fonte: Educa+Brasil 

3º lugar: Elementos básicos das Artes Plásticas

Artes plásticas são formas de expressão criadas pelo ser humano por meio do manuseio de diversos tipos de materiais. Dessa forma, é possível materializar imagens e formas, reais ou imaginárias, de acordo com a vontade do artista. 

Os primeiros registros das artes plásticas no mundo datam da Pré-História e as variadas manifestações artísticas que surgiram até os dias atuais acompanharam a evolução da humanidade com características específicas e também comuns a cada cultura.

Os principais elementos são: pontos e linhas. 

Fonte: Educa+Brasil 

4º lugar: Elementos básicos de Música

Pode-se dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo.

Melodia: A melodia é uma sequência de notas musicais. Com uma sucessão de sons ritmados, organizados de forma, proporcionam um sentido musical para quem está escutando. Através da melodia, podemos reconhecer as músicas com um simples assovio.

Ritmo: O ritmo é que vai ditar o tempo musical e estilo de música. Através da duração de cada som e a sua duração, é possível dar ritmo para a música. A acentuação se destaca neste elemento, ela faz marcação regular entre a sucessão de sons fortes e fracos, dividido em porções de valor chamadas compassos.

Harmonia: Quando dois ou mais sons são reproduzidos simultaneamente, produzindo um acorde, são chamados de harmonia. Existem duas maneiras de se referir a harmonia: para nos referirmos à seleção de notas que compõem determinado acorde (formação), e em sentido amplo, para descrevermos o desenrolar ou a progressão dos acordes durante toda uma composição.

Fonte: Terra.com

5º lugar: Música no século XX (5%)

Com informações do Brasil Escola. 

Tags
Exibir Mais

Sofia Alves

Técnica em Produção de Moda, Criadora de Contéudo, 18.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar