(Reprodução: Canva/ Sofia Alves)

O segundo dia de provas do Enem é mais temido pelos participantes por se tratar das ciências da natureza e cálculos numéricos. Sabendo disso trouxemos super dicas de contéudo que poderão cair, para ajudar você a revisar e aliviar a tensão na prova do Enem.

Confira as principais apostas de conteúdo: 

  • Energia e suas transformações 

Fique atento às diferentes formas de energia (energia mecânica, cinética, energia potencial gravitacional, potencial elástico, energia térmica, energia elétrica etc.) e às suas transformações nos variados processos de obtenção de energia elétrica, por exemplo. Esses conteúdos representam 24,6% dos itens de Física do Enem. Tente estudar o funcionamento de circuitos elétricos, utilização de dispositivos de segurança, associações de resistores e geradores, cálculos de potência elétrica, cálculos de consumo de energia elétrica, rendimento de máquinas e fenômenos eletrostáticos, eletrodinâmicos e eletromagnéticos.

  • Ondulatória

As questões do Enem que apresentam conceitos da Ondulatória totalizam 19% da prova de Física. Fique atento às diferentes naturezas das ondas, formas de propagação, aplicações tecnológicas, relações entre velocidade de propagação, comprimento de onda e frequência, bem como interferência e fenômenos ondulatórios, como reflexão, refração, difração, absorção e polarização. Fique ligado também nos fenômenos acústicos, como o Efeito Doppler e a formação do eco.

  • Mecânica

Mecânica é o assunto da Física mais abordado no Enem: cerca de 30,3% de todas as questões concentram-se nessa área, que demanda atenção especial dos candidatos. A Mecânica, por sua vez, subdivide-se em Cinemática (movimento uniforme e uniformemente variado), Dinâmica (Leis de Newton) e Estática (condições de equilíbrio).

  • Termodinâmica

Procure conhecer as leis da Termodinâmica aplicadas às transformações físicas de gases e fique atento ao funcionamento das máquinas térmicas e à transformação da energia térmica em trabalho mecânico.

  • Óptica

A Óptica é cobrada em 9% das questões do Enem, englobando o estudo da luz e dos sistemas ópticos. Revise os fenômenos de reflexão e refração, formação de imagens reais e virtuais, diversos planos, espelhos planos e esféricos, além de lentes esféricas e defeitos da visão.

Com informações do Brasil Escola.