InovaçãoMundo DigitalNovas Tecnologias

5 benefícios que a tecnologia na infância proporciona às crianças

A tecnologia faz parte do dia a dia das crianças, seja dentro ou fora da escola, portanto, não há como negar que ela exerce um papel fundamental na formação dos jovens estudantes.

Porta de conhecimentos positivos, e também negativos, a tecnologia deve ser bem utilizada e regrada na infância. Sendo uma ferramenta tão presente na vida dos pequenos, o importante é explorar todo o potencial benéfico que o uso da tecnologia na infância pode trazer para a educação deles.

Possibilita o aprendizado de forma lúdica

Quer maneira mais divertida que aprender sobre diversos assuntos brincando? É exatamente isso que os jogos e brincadeiras virtuais proporcionam às crianças.

Normalmente, todos os jogos possuem regras, atalhos e maneiras que os pequenos devem aprender para ganhar o jogo.Tudo isso contribui para o aprendizado, já que elas absorvem conhecimento sem nem mesmo perceber, de maneira leve e natural.

Testa a habilidade de concentração

Manter o interesse das crianças é difícil nessa fase de formação de valores e conceitos, não é mesmo? Aí é que entra o poder da tecnologia.

Existem diversos vídeos e programas que despertam a habilidade de concentração das crianças, pois transmitem informação de forma dinâmica e interessante. Use e abuse dessas ferramentas, pois com a concentração dos pequenos elevada, os resultados virão.

Potencializa e amplia a habilidade de ensinar

A internet estimula os pequenos não só a aprender, mas também a compartilhar os aprendizados com outras crianças, e até mesmo com pais e professores. Toda vez que uma criança descobre algo interessante e consegue passar com clareza esse aprendizado para frente, ela se sente mais útil e isso aumenta a sua confiança. O mundo da web potencializa, estimula e amplia a a habilidade de ensinar!

Claro que para manter a segurança das crianças, os pais precisam estar sempre presentes a fim de monitorar as atividades para evitar transtornos. Portanto, permita aos pequenos soltarem a criatividade e exercitarem essa habilidade.

Melhora os resultados na escola

Por promover habilidades de memória e concentração, as crianças acabam se saindo melhor em provas e atividades escolares, uma vez que aprenderam a usá-las a seu favor.

Os desafios que são impostos pela tecnologia levam os pequenos a desenvolverem a capacidade de resolução de problemas, o que torna as dificuldades na escola bem mais fáceis de serem resolvidas.

Contribui para a futura formação profissional e estimula o senso crítico

A presença da tecnologia na vida das crianças pode contribuir para a futura formação profissional das crianças já que, abastecidas de diversos conhecimentos e sabendo utilizar a tecnologia em favor de projetos enriquecedores, as crianças que têm facilidade em lidar com a tecnologia tendem a estar muito mais preparadas para o mercado de trabalho do que as que não têm essa habilidade.

Além disso, a internet ajuda a criança a desenvolver um senso crítico muito mais afiado, pois faz com que ela esteja habituada a pesquisar, questionar e discutir inúmeros assuntos, o que é extremamente positivo.

Limitar a tecnologia na infância não é o caminho e pode até ser motivo de discussão em casa. O que deve ocorrer é uma conscientização constante de como utilizar adequadamente essa poderosa ferramenta.

As novas experiências que a tecnologia pode proporcionar são incríveis e incluem o desenvolvimento afetivo, social, psicológico e acadêmico das crianças.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o programa Siará Digital sobre Crianças e Tecnologia da última quarta-feira (03.07):

[vdgk_video_sticky videotype=”youtube” src=”https://www.youtube.com/watch?v=Ts0pXZkwcw4″ height=”295″ width=”525″]

 

Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia, moda, e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela execução e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção do programa Siará Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar