Educação
Últimas notícias

5 apostas de temas mais cobrados em Filosofia no Enem 2020

De forma geral, as questões do Enem não verificam se o candidato decorou um conteúdo específico. Na verdade, elas verificam a capacidade de leitura e interpretação textual, a articulação de conhecimentos teóricos e científicos com conhecimentos da vida prática e a capacidade de análise e trabalho interdisciplinar, melhor dizendo, a capacidade de relacionar conteúdos de diversas áreas do conhecimento.

No entanto, em Filosofia,  você pode se deparar com questões específicas ou enunciados interdisciplinares, uma vez que torna-se importante estar antenado em todas áreas desta matéria. Por isso, nossa equipe indica 5 tópicos relevantes para você mandar bem no exame!

1. Filosofia Temática

Nos principais temas retratados no Enem, você vai encontrar a Filosofia Política, o que pode levar a aparecer questões sobre o contratualismo, como por exemplo, embasadas em John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau.

Vale a pena também, rememorar o que dizia Aristóteles, Platão, Maquiavel e Marx sobre o conceito de política, para construir um olhar plural sobre o tema e relacionar as diferentes abordagens. Além disso, prepare-se para encontrar perguntas sobre ética, senso comum, o conceito de verdade e, inclusive, sobre a formação do indivíduo.

2. Filosofia Moderna

É importante se ater ao conteúdo do Renascimento, racionalismo e às ciências modernas. Os pensadores que podem contribuir, neste caso, são Galileu Galilei e Francis Bacon.

O Iluminismo Francês também costuma cair, principalmente os pensamentos de Rosseau. Outro ponto relevante é o Empirismo Britânico de Isaac Newton(teoria de Universo Mecânico)  e John Locke.

3. Filosofia Antiga

Neste conteúdo, vamos encontrar questões sobre os pensamentos de Platão e Aristóteles.    

– Mito da Alegoria da Caverna
– Política e a relação ética no contexto da cidade

É importante também estudar sobre a Filosofia Helenística, já que ela representa a transição da Idade Antiga para a Idade Média.

4. Filosofia Contemporânea

Revise o tema sobre existencialismo e se aprofunde na Escola de Frankfurt, com Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas. Além disso, você pode encontrar questões sobre textos de John Locke na prova.

– Teoria do estado de natureza, a questão política e o motivo pelo qual existe governo.

5. Democracia e Cidadania

Cidadania é o exercício pleno de direitos em todos os espaços da vida social, ou seja, a garantia da sobrevivência material em condições dignas, a participação livre na vida política e o acesso à educação e à cultura. A democracia garante a igualdade aos indivíduos e a participação nas decisões políticas por meio de representantes que dão voz ao povo. Atente-se a Grécia Antiga e pensadores como Sócrates.

Se concentre em sua bagagem de conhecimentos e realize uma boa prova!

 

 

 

 

Tags
Exibir Mais

Mayara Simão

Produtora de Moda, Empreendedora e estagiária de Criação de Conteúdo da WebRádio Siará News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar