EconomiaInovaçãoMundo Digital
Últimas notícias

3 tendências tecnológicas para este ano de 2021

De 2020 para 2021 veio à tona uma realidade que muitas organizações ignoram: não há negócios sobreviventes em uma empresa que não investe na inovação. Basta catalogar quantos estabelecimentos migraram para o comércio digital.

Estima-se que mais de 135 mil lojas aderiram às vendas on-line, segundo o levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) no ano passado. Uma boa passagem de bastão no processo comercial surte efeitos positivos tanto na organização da equipe, quanto na percepção do cliente. 

De fato, a pandemia do novo Coronavírus mudou comportamentos e não somente dos consumidores. Por isso, estar de olho nas tendências tecnológicas é importante para traçar estratégias que vão elevar o nível da sua empresa. 

Por isso, confira quais terão destaque no Brasil neste ano de 2021:

 

  • 5G

 

Mesmo com muitos impasses no Brasil, o leilão da tecnologia 5G está previsto para o final do primeiro semestre de 2021. Apesar de o processo ser um pouco demorado, a nova rede terá um papel importante nas empresas e o motivo é bem óbvio.

No ano de 2020, as organizações perderam as contas de quantas videoconferências foram feitas desde que o trabalho remoto virou norma para que ele pudesse funcionar. 

O uso de investimentos em nuvem para essa colaboração digital exigiu uma atenção redobrada na conectividade, mesmo porque clientes e empresas estão cada vez mais dependentes de dispositivos conectados para realizarem suas demandas diárias. Por isso, como uma rede segura a maior largura de banda, o 5G será capaz de manter as operações on-line, quase sem nenhuma interrupção. 

Visto que os setores que fazem uso da Internet das Coisas Industrial (IIoT) vão precisar de maior agilidade no tráfego e processamento de dados para tomada de decisão em tempo real, eles não podem se dar ao luxo de estarem desconectados. Aí entra o valor que o 5G irá agregar aos negócios.

 

  • Internet das Coisas (IoT)

 

5G está para Internet das Coisas assim como IoT está para 5G. Se o Wi-Fi e Inteligência Artificial já potencializam o uso de IoT, a rede de quinta geração vai potencializar a tecnologia.

Para o próximo ano, se especula que 35 bilhões de dispositivos IoT estejam funcionando em todo o mundo. E o mais impressionante é que esse número vai além de dispositivos domésticos. Devido os consumidores estarem cada vez mais interagindo com os assistentes virtuais de seus smartphones, companhias já começam a investigar casos de uso e tendências envolvendo a IoT.

No entanto, o grande desafio para o próximo ano é a questão da segurança. Dispositivos IoT ainda encontram obstáculos em garantir que os dados trafegados entre eles não caiam em mãos de cibercriminosos.

 

  • Cibersegurança

 

As empresas nunca sofreram tantas tentativas de invasões e ataques do tipo ransomware ou DDoS como no ano de 2020. A certeza é que, se eles já estão sofisticados este ano, em 2021 estarão mais.

De maneira geral, a cibersegurança se tornou uma tecnologia importantíssima nas organizações. Reflita: se uma empresa possui 10 colaboradores e todos eles estão trabalhando remotamente, cada um se torna um alvo em potencial para ataques.

Quando todos estavam dentro das empresas, era mais fácil ter um controle de acesso para evitar cliques em links maliciosos ou até mesmo antever invasões, agora, por estarem todos em casa, isso dificulta.

O novo coronavírus foi usado de maneira exploratória pelos hackers como forma de atingir em massa colaboradores e empresas. De janeiro a abril do ano de 2020, houve um aumento de 600% em ataques a servidores em nuvem.

Em 2021, a segurança prenunciadora deve ser considerada pelas empresas. Ou seja, elas podem fazer uso de Inteligência Artificial e Machine Learning para entender comportamentos e se proteger de possíveis ataques ou invasões.

Contudo, essas tecnologias vão demandar algoritmos mais sofisticados, uma vez que as tentativas de ataques estão cada vez mais elaboradas. 

Com informações da Embratel.

Tags
Exibir Mais

Mayara Simão

Produtora de Moda, Empreendedora e estagiária de Criação de Conteúdo da WebRádio Siará News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar