Foto: Rodrigo Carvalho/PMF

14 locais foram interditados pela Prefeitura de Fortaleza durante o fim de semana, segundo O balanço da fiscalização de eventos e estabelecimentos que estavam funcionando contrariando as medidas de isolamento social na capital. As ações foram realizadas pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e por agentes da Guarda Municipal entre sexta-feira (9) e domingo (11).

Segundo a superintendente da Agefis, Laura Jucá, foram realizadas 98 fiscalizações durante o fim de semana, das quais 14 resultaram em interdição. Conforme ela, na sexta, uma boate no bairro Messejana foi identificada em funcionamento e fechada pelos órgãos de controle.

No domingo, ainda de acordo com a superintendente, uma festa que estava sendo realizada no bairro Damas foi encerrada pela Agefis e pela Guarda Municipal. Durante o fim de semana, dois paredões de som também foram apreendidos.

Flexibilização

De acordo com Laura Jucá, os dois órgãos já estão atuando nas ruas a fim de que seja cumprido o novo decreto do governo do estado, publicado durante o fim de semana. A partir desta segunda-feira (12), o isolamento social rígido foi flexibilizado e há horários distintos de funcionamento para diversos serviços no Ceará.

comércio de rua, por exemplo, funciona entre 10h e 16h de segunda a sexta-feira. Já os shoppings só estão autorizados a abrir entre 12h e 18h, assim como os restaurantes. Desta forma, o governo do estado pretende reduzir as aglomerações durante os deslocamentos no transporte público.

“Hoje, a Agefis com a Guarda já começaram com várias equipes volantes na cidade para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo os horários de abertura”, disse a superintendente.

Além disso, conforme ela, há equipes em unidades da Caixa Econômica Federal a fim de organizar filas para evitar aglomerações e possível contágio do coronavírus. Para isso, segundo Laura Jucá, a Prefeitura disponibilizou gradis e toldos para que os usuários que necessitem sacar benefícios sociais estejam em segurança.

Confira a lista de atividades que permanecem fechadas:

  • Academias;
  • Parques aquáticos;
  • Barracas de praia;
  • Cinemas;
  • Museus e teatros, públicos ou privados;
  • Festas;
  • Bares;
  • Feiras livres.

Com informações do G1 Ceará