CotidianoCuidadosCuriosidadesDestaqueDicasEsportesExercíciosGeralSaúde e Bem-Estar

10 Benefícios que Pedalar Traz À Saúde

Andar de Bicicleta Salva Vidas - Setembro Amarelo da Mobilidade

Uma coisa é certa: Andar de bicicleta salva vidas, sim! No decorrer deste texto, você vai conhecer 10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde, e como isso me ajudou (e ainda ajuda) a superar dificuldades pessoais como a ansiedade e até mesmo depressão.

Na cidade de Fortaleza é visível o alto número de ciclistas ocupando as ruas da cidade. É possível imaginar isso, também, devido à crescente presença de ciclovias e ciclofaixas na malha viária do município. Essa facilidade, que apesar de não abranger todos os bairros, é fator primordial na decisão de pessoas que buscam um cotidiano mais saudável ou pela necessidade de se locomover sem gastos financeiros.

Esse crescimento do uso da bicicleta é refletido em praticamente todo o país, uma vez que, as bikes não exigem muito para que você possa usufruir dos seus benefícios. Um pouco de equilíbrio já é quase o suficiente. Condicionamento físico? Ele vai melhorar com o uso da bike, sem dúvidas (e não será, na maioria das vezes, um empecilho para quem está começando).

Andar de bike aumenta a sua resistência e melhora o funcionamento do teu sistema respiratório, o que ajuda a regularizar os níveis de colesterol e triglicérides e ainda te dá aquele suporte para melhoria do teu sono. Não é demais?!

SEM MAIS DELONGAS, VAMOS À LISTA!

10 BENEFÍCIOS QUE PEDALAR TRAZ À SUA SAÚDE

Com o intuito de incentivar cada vez mais gente a ocupar as ruas, listamos esses 10 pontos. De fato, andar de bicicleta é algo engrandecedor, de tal forma que te dará novas visões para enxergar a cidade, bem como o que você irá descobrir ao fim desse texto. Confira.

1. MELHORIA NO SONO

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde

É unanimidade entre os pesquisadores que o ciclismo pode ajudar a devolver a qualidade do sono a quem está enfrentando dificuldades nesse quesito. Por ser uma atividade que envolve muitas áreas diferentes do corpo ele tende a ser mais eficaz na hora de combater a insônia, já que proporciona um cansaço geral ao organismo.

2. MELHORIA NO CICLO INTESTINAL

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde

De acordo com especialistas da Universidade de Bristol, os benefícios de pedalar se estendem a outras partes do seu corpo. A atividade física ajuda a diminuir o tempo que a comida leva até chegar no intestino grosso, limitando a quantidade de água que é absorvida novamente pelo corpo.

Além disso, o exercício aeróbico acelera sua respiração e ritmo cardíaco, o que ajuda a estimular a contração dos músculos intestinais. Assim como te prevenir de ficar constipado, isso também te ajuda a se prevenir contra o câncer de intestino.

3. AUMENTO NA CAPACIDADE CEREBRAL

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde

Pesquisadores da Universidade de Illinois descobriram que 5% da melhora na saúde cardíaco respiratória através do pedal, levaram a um aumento de quase 15% nos testes mentais. Isso porque pedalar ajudar a criar novas células cerebrais no hipocampo – região responsável pela memória, que se deteriora a partir dos 30 anos.

Dentre outras doenças, andar de bike te deixa longe do Alzheimer, por exemplo.

4. MELHORIA NA IMUNIDADE

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde

Pedalar é tipo um modo de manter a distância de médicos. Praticar exercícios moderados deixa as células imunes mais ativas. Dessa forma, elas estarão sempre prontas para combater qualquer coisa que haja de errado com seu corpo, como uma infecção, por exemplo.

5. MAIOR PRODUTIVIDADE/CRIATIVIDADE

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde

É comprovado que, não só o ciclismo, mas todo treino aeróbico melhora significantemente sua capacidade criativa. Isso se dá devido ao fluxo de oxigênio que ocorre no cérebro, provocando seus neurônios e te deixando “livre” para pensar de maneira mais focada.

6. PERCA DE PESO / MANTER A FORMA

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde
Eficiente e sem muito impacto sobre seu corpo.

Sim, isso não é uma exclusividade da bicicleta, mas se compararmos com a atividade mais realizada quando o assunto é Perca de Peso ou Manter a forma, o ciclismo tem um impacto MUITO MENOR no seu corpo.

Entenda: de duas a três vezes do seu peso corporal entram em contato com seu corpo quando seu pé pisa no chão. Se você pesa 100kg, é muita força pressionando suas articulações e ossos.

Ao invés disso comece com uma bike – a maior parte do seu peso é depositada no Selim, então sua estrutura óssea e muscular não sofrem tanto impacto.

7. NOVAS AMIZADES

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde
“Ocitocina, prazer!”

Existe, também, o lado social de pedalar e ele faz tão bem quanto o exercício físico em si, trazendo benefícios para a saúde.

Isso se dá pelo fato que o ato de socializar provoca o aumento de um hormônio chamado Ocitocina, que pondera a resposta “brigar ou relevar”.

8. AJUDA NO EQUILÍBRIO/REFLEXO

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde
“é como andar de bicicleta…”

Ah! Você já deve ter ouvido aquela máxima: “é como andar de bicicleta…” Sem dúvidas! Isso é sempre repetido quando há alguma habilidade que você aprende e nunca mais esquece. Certo?

Essa habilidade de se equilibrar sobre duas rodas é realmente algo que tende a sempre melhorar, à medida que você pratica. Ou seja, esse “equilíbrio” é notável no cotidiano, dando mais espaço à mente para trabalhar em situações adversas ou em tomadas rápidas de decisões ao se deparar com uma queda iminente, por exemplo.

Quando há um maior equilíbrio a vida parece até fluir melhor, sabia?

9. MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde
Um fluxo sanguíneo regulado é a meta!

Ao andar de bike e ganhar condicionamento físico, você consegue ter uma respiração com mais ritmo e constância. Isso é excelente para o bombeamento do sangue para o corpo todo. Portanto, o fluxo sanguíneo fica regulado e os problemas de circulação ficam bem longe. Bora dar um gás nessa circulação sanguínea e ainda entrar em forma?

10. LIBERA ENDORFINA

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde
Uma arma poderosa contra ansiedade e depressão.

Segundo David Muzina, diretor-fundador da Cleveland Clinic, Centro de Tratamento e Pesquisa de Transtornos do Humor, praticar exercício físico estimula a produção de determinadas substâncias químicas no cérebro. É como uma sensação de euforia, que deve-se à liberação de endorfinas em resposta ao esforço realizado.

As endorfinas, quando liberadas, podem produzir essa sensação de bem-estar ou alegria. Todavia, vale ressaltar a importância do uso dos equipamentos de proteção como capacete, luzes de sinalização e etc.

10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde

Além de ser prazeroso e ajudar combater a depressão… Dar umas pedaladas por aí também previne doenças como hipertensão e problemas cardíacos. Bem como auxilia a baixar os níveis de colesterol no sangue, diminuindo o risco de infarto.

E você? Tem o hábito de pedalar em seu tempo livre? Vai de bike ao trabalho ou faculdade?

Conta pra gente! Qual a sua relação com a bicicleta? Fala aí nos comentários e nos ajude a construir novos conteúdos interessantes para vocês!

Está esperando o que para começar a se mexer?

Gostou de conhecer 10 Benefícios que Pedalar Traz à Saúde mas NÃO SABE ANDAR DE BIKE?

Conheça um pouco do trabalho da galera do Bike Anjo clicando aqui.

Confira mais informações do Brasil e do mundo em nosso portal.

Depois que você finalizar a leitura, siga-me nas redes sociais:

https://www.instagram.com/thefixedgram/

Sem dúvida, a cidade te chama para pedalar. Aproveite o chamado, uma vez que o mês de Setembro é considerado o mês da Mobilidade no Brasil e, inegavelmente, acontecerão algumas ações, especificamente no dia 22, afinal, é considerado o Dia Mundial Sem Carro.

Tags
Exibir Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar