No Brasil, hoje 1° de fevereiro, comemora-se o Dia do Publicitário, a data foi regulamentada  de acordo com o Decreto de Lei nº 57.690, em 1966, que aprovou também a Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que instaura a profissão de publicitário no País. 

A necessidade dessa regulamentação aconteceu porque naquela época, houve um crescimento do Mercado de Agências no Brasil. Antes do “boom” da publicidade acontecer, devido ao fenômeno na indústria cultural e da popularização da televisão no Brasil, era comum que jornalistas exercessem também a função de publicitário.

A data homenageia os profissionais formados em Publicidade e Propaganda, que utilizam de técnicas de comunicação para impulsionar os negócios, fazem com que as empresas gerem mais lucros e tenham um reconhecimento maior no mercado.

O papel da Publicidade na Evolução do Mundo Digital

A publicidade é uma das profissões que mais foi afetada pela evolução digital, que revolucionou a forma como se faz propaganda em todo o mundo. Hoje, percebe-se uma mudança relevante nos canais em que os anúncios publicitários são veiculados, pois hoje um anúncio nas redes sociais, alcança muito mais pessoas do que anunciado na televisão ou rádio, por exemplo. 

A principal mudança que a transformação digital trouxe foi a participação ativa do receptor. As pessoas agora podem interagir com as marcas nas redes sociais ou em conteúdos produzidos para blogs, por exemplo. Desse modo, as campanhas passaram a ter menos foco em persuasão e muito mais ênfase no relacionamento com os públicos.

Saiba sobre políticas da Publicidade e Propaganda 

Para fiscalizar e controlar os direitos e deveres dos profissionais que trabalham com a publicidade, foi criado o CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

O CONAR funciona para garantir a ausência de publicidades enganosas e que sejam de caráter abusivo ou constrangedor para a população, além de garantir a liberdade de expressão comercial.

Parabéns a você, profissional da comunicação social e da criatividade. Feliz dia do Publicitário a todos os profissionais da área!