Foto/Reprodução: Internet

Segundo a secretária-executiva de Vigilância e Regulação do Governo do Ceará, Magda Almeida, mais um carregamento de vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Universidade de Oxford deve chegar ao Ceará até o fim desta semana. A previsão está de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde enviado aos estados.

Após a chegada do lote ao Estado, a previsão é entregar as vacinas às cidades em até 48h. A logística de distribuição aos municípios deve ser a mesma adotada nas últimas remessas, conforme a secretária. Foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres para o transporte dos imunizantes.

A meta do Ceará é vacinar neste primeiro momento:

  • 254,2 mil profissionais da saúde;
  • 3,4 mil idosos institucionalizados;
  • 20 mil indígenas;
  • 341,8 mil idosos acima de 75 anos.

Segundo Magda, a vacinação de indígenas e idosos abrigados em Instituições de Longa Permanência já foi concluída. As novas doses deverão ser destinadas aos profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos.

Até a última sexta-feira, 19, 259.525 cearenses foram vacinados contra a doença. E 44.900 pessoas já receberam as duas doses.

De acordo com a Sesa, o estado já recebeu 449.900 doses de vacinas contra a Covid-19. No último dia 23, o Ceará recebeu o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca. O Estado também recebeu lotes do imunizante CoronaVac, produzido pela empresa Sinovac em parceria com o Instituto Butatan.

De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o carregamento com dois milhões de doses da vacina de Oxford desenvolvida pela Universidade de Oxford deve chegar ao Brasil até domingo.

O lote deve vir da Índia ao País, a partir de contrato do Governo Federal com o Instituto Serum, que prevê a compra de 10 milhões de doses. Desse modo, devem chegar mais oito milhões de doses nos próximos dois meses. Ainda não há data definida.

Atualizações 🔁

A vacinação contra a Covid-19 no Ceará teve início em 18 de janeiro. A quantidade de vacinados até o momento equivale a cerca de 40% da meta dos prioritários.

Conforme o monitoramento da campanha de vacinação no Estado, até sexta-feira, 19, pelo menos 72 municípios concluíram a aplicação da primeira dose. Quatro municípios já concluíram a vacinação da segunda dose.

Capital 

Nesta segunda-feira, 22, Fortaleza deve concluir a aplicação da primeira dose, com o fim do estoque, segundo a Secretaria Municipal de Saúde114.762 pessoas receberam a primeira dose do vacina, entre profissionais de saúde, idosos abrigados e idosos acima de 75 anos.

A campanha da segunda dose da vacina Coronavac teve início em 13 de fevereiro e deve seguir até a imunização completa de quem já foi vacinado.

Até esta segunda-feira, 22, 29.514 pessoas já receberam as duas doses do imunizante.

A campanha de segunda dose da vacina de Oxford ainda iniciou-se, pois o intervalo entre doses previsto pelo Ministério da Saúde é de 90 dias.