(Foto: Reprodução)

O Ministério do Meio Ambiente lançou nesta terça-feira (23), os primeiros editais para a realização de estudos técnicos para subsidiar o processo de concessão de oito unidades de conservação federais.  Na lista, estão incluídos o Parque Nacional de Ubajara e o Parque Nacional de Jericoacoara, que ficam no Ceará.

Também serão avaliados: o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional de Brasília (DF) e Floresta Nacional de Brasília (DF).

A ação é uma cooperação técnica internacional que envolve também o Ministério do Turismo (MTur) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de promover o turismo e o patrimônio cultural e natural no Brasil.

De acordo com o ministério, a empresa contratada terá 120 dias para realizar estudos e proposições para concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, assim como de viabilidade econômico-financeira para as concessões.

Nas próximas semanas, serão lançados editais para outros estudos previstos na parceria. Os interessados poderão ter acesso às informações no site da UNESCO.