(Foto: Reprodução/ Gov. Estado do Ceará)

Na Região Centro-Sul do Ceará recebeu as maiores chuvas entre 7h de domingo (21) e 7h desta segunda-feira (22), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Precipitações foram registradas em pelo menos 57 municípios.

Os maiores registros foram em Barro com 69,4 milímetros, seguido de Milagres (68 milímetros), Cariús (61 milímetros), Várzea Alegre (60 milímetros) e Iguatu (43 milímetros).

De acordo com a Funceme, as análises mais recentes mostram que de  segunda até quarta-feira (24) deve ocorrer chuvas em várias áreas do estado. Os maiores acumulados previstos devem se concentrar na região noroeste (Litoral Norte e Ibiapaba), no sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.

No litoral, as precipitações devem ocorrer principalmente durante o período da madrugada e manhã, e podem ser provocadas pela atuação da brisa terrestre bem como pelo avanço de áreas de instabilidade provenientes do Atlântico.

Nas demais áreas do estado (de segunda-feira até quarta-feira), as precipitações devem acontecer no decorrer do dia, ou seja, não devem ficar concentradas em apenas um período.

Nas macrorregiões do Litoral Norte, na Ibiapaba e no Centro-Sul, a intensidade da chuva deverá variar de fraca a forte (em alguns momentos).

Nas demais áreas do estado, a intensidade deve ser de fraca a moderada em pontos isolados. Essa tendência é válida de segunda até terça. Para quarta-feira (24), a tendência é de um pouco mais de chuva em áreas, inclusive, no litoral, variando de fraca a forte.