ArteCulturaEventos

Design por Mulheres: Exposição Traz a Presença Feminina na História do Design Brasileiro

Nomes importantes como Lina Bo Bardi, Bea Feitler, Lygia Pape, Emilie Chamie, Bebel Abreu, Fátima Finizola, Paula Dib, Cyla Costa e Joana Lira compõem a exposição.

Na noite desta quinta, 03, aconteceu em Fortaleza, na galeria multiarte, uma palestra sobre a exposição “Design por Mulheres”. A exposição, que abrirá em 15 de maio, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, traz trabalhos de 9 (nove) designers e propõe fazer um panorama sobre a presença da mulher na história do Design no Brasil.

Partindo da pesquisa realizada por estudantes do curso de graduação em Design, da Universidade Federal do Ceará, a exposição nasceu do desejo de investigar mais sobre a atuação de mulheres na área “como uma grande rede de saberes e fazeres”, assinala a curadora Luciana Eloy, em entrevista concedida para o portal Siará News.

Unindo o moderno e o contemporâneo, nomes como Lina Bo Bardi, Emilie Chamie, Bea Feitler, Lygia Pape, Bebel Abreu, Fátima Finizola, Paula Dib, Cyla Costa e Joana Lira, “Design por Mulheres” potencializa a pluralidade e as inovações da atuação feminina no Design; atentando para como os trabalhos são apresentados enquanto história e não apenas como produção.

Luciana Eloy sinaliza que o projeto é embrionário e possui 10 (dez) meses de percurso. Mesmo com um tempo recente, “Design por Mulheres” traz a possibilidade para a cidade de Fortaleza conhecer um design feito por mulheres alinhadas com o seu próprio tempo. Planeja-se, ainda, a realização de atividades paralelas à exposição como palestras com convidados e designers participantes da mostra.

Serviço
Exposição “Design por Mulheres”
Abertura: 15 de maio, às 19h
Local: MAUC (Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará) – Av. da Universidade, 2854 – Benfica.

 

Fotos: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Wilma Farias

Produtora e apresentadora do programa Prosa Cultural. Mestra em artes, artista-bordadeira e produtora cultural.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Rádio
Fechar
Fechar